Cassilândia, Sábado, 03 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

15/12/2004 13:34

Campanha pretende aumentar doação de leite materno

Cecília Jorge / ABr

Cerca de 71 mil litros de leite materno foram doados, no ano passado, beneficiando mais de 100 mil bebês. Ao todo, 65,7 mil mulheres foram doadoras durante o período de amamentação de seus filhos. Com a campanha nacional lançada nesta quarta-feira, o Ministério da Saúde pretende ampliar esses números.

A maior parte do leite doado é destinada aos bebês prematuros e aos que estão internados. A coordenadora da Saúde da Criança do Ministério, Aléxia Ferreira, disse que a quantidade não é suficiente para atender a essas crianças no período pós-hospitalar e aos bebês de mulheres com doenças infecciosas, como a aids.

"É importante que, todo o tempo, nós tenhamos novas mulheres conscientes e dispostas a doar leite humano porque o período de lactação é bastante curto na vida da mulher", explicou Aléxia Ferreira.

No lançamento da campanha, o ministério homenageou a mulher que doou a maior quantidade de leite. Moradora do Distrito Federal, Sara Pontes doou 297 litros de leite quando estava amamentando seu segundo filho. A quantidade é suficiente para alimentar 3,7 mil recém-nascidos num só dia. Para isso, ela gastava apenas três horas por dia. "Eu fiquei surpresa porque eu nem sabia quanto leite eu doei", contou Sara.

Mãe de um bebê de quatro meses, Maria Ivonete Duarte disse que tomou a iniciativa de doar apenas depois que teve seu segundo filho. "Achei necessário. Tem tanta criança passando necessidade por falta de leite materno", disse.

De acordo com Aléxia Ferreira, o ministério também pretende ampliar a rede nacional de bancos de leite humano. Hoje, são 180 bancos públicos, vinculados à Fundação Oswaldo Cruz, e cerca de 15 privados. Até o final do ano, o ministério deve inaugurar dez novos bancos e, em 2005, outros dez.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 03 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
06:50
Loterias
Sexta, 02 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
Quinta, 01 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)