Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Campanha pretende aumentar doação de leite materno

Cecília Jorge / ABr - 15 de dezembro de 2004 - 13:34

Cerca de 71 mil litros de leite materno foram doados, no ano passado, beneficiando mais de 100 mil bebês. Ao todo, 65,7 mil mulheres foram doadoras durante o período de amamentação de seus filhos. Com a campanha nacional lançada nesta quarta-feira, o Ministério da Saúde pretende ampliar esses números.

A maior parte do leite doado é destinada aos bebês prematuros e aos que estão internados. A coordenadora da Saúde da Criança do Ministério, Aléxia Ferreira, disse que a quantidade não é suficiente para atender a essas crianças no período pós-hospitalar e aos bebês de mulheres com doenças infecciosas, como a aids.

"É importante que, todo o tempo, nós tenhamos novas mulheres conscientes e dispostas a doar leite humano porque o período de lactação é bastante curto na vida da mulher", explicou Aléxia Ferreira.

No lançamento da campanha, o ministério homenageou a mulher que doou a maior quantidade de leite. Moradora do Distrito Federal, Sara Pontes doou 297 litros de leite quando estava amamentando seu segundo filho. A quantidade é suficiente para alimentar 3,7 mil recém-nascidos num só dia. Para isso, ela gastava apenas três horas por dia. "Eu fiquei surpresa porque eu nem sabia quanto leite eu doei", contou Sara.

Mãe de um bebê de quatro meses, Maria Ivonete Duarte disse que tomou a iniciativa de doar apenas depois que teve seu segundo filho. "Achei necessário. Tem tanta criança passando necessidade por falta de leite materno", disse.

De acordo com Aléxia Ferreira, o ministério também pretende ampliar a rede nacional de bancos de leite humano. Hoje, são 180 bancos públicos, vinculados à Fundação Oswaldo Cruz, e cerca de 15 privados. Até o final do ano, o ministério deve inaugurar dez novos bancos e, em 2005, outros dez.

SIGA-NOS NO Google News