Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 19 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Campanha orienta sobre prevenção de câncer de pele

Fernanda Mathias / Campo Grande News - 24 de novembro de 2004 - 13:03

A SDB (Sociedade Brasileira de Dermatologia) realiza no dia 04 dezembro, de 9 às 15 horas, a 6a edição da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele, que este ano terá como principal alvo as crianças. Isso porque, se os cuidados forem intensificados até os 18 anos de idade, as chances de a doença se desenvolver são reduzidas em até 85%. Serão oferecidos gratuitamente exames completos da pele e orientações sobre os principais cuidados com a exposição solar, prevenção e detecção precoce da doença. Além disso, casos de diagnóstico positivo serão encaminhados para tratamento ou cirurgia.
Serão 165 postos espalhados por todo o país e em Mato Grosso do Sul os atendimentos serão feitos em Campo Grande, Dourados e Três Lagoas. A expectativa este ano é de atender 50 mil pessoas, superando o movimento
do ano passado, quando foram atendidas aproximadamente 38 mil pessoas no País. Destas, 26.332 (69,6%) declararam não usar nenhuma proteção solar. O Inca (Instituto Nacional do Câncer) prevê para este ano 86.525
novos casos da doença. A doença atinge mais homens que o câncer de próstata ou de pulmão em muitas capitais do país. E até mesmo as pessoas de pele negra, ao contrário do que se pode pensar, podem desenvolver o câncer de pele.

A SDB elencou algumas das principais dúvidas sobre proteção solar:

- Protetor solar fator 30 a 50 precisam ser reaplicados?
SIM. Eles não oferecem uma proteção mais duradoura que cremes com fatores menores. Portanto, devem ser reaplicados a cada duas horas ou após permanência na água, prática de esportes e transpiração excessiva.

- Os autobronzeadores são menos perigosos que as câmaras de bronzeamento
artificial?
SIM. Os dermatologistas não recomendam uso de nenhuma substância que promova o bronzeamento acelerado. Os únicos produtos recomendáveis são os auto-bronzeadores que produzem uma oxidação na camada superficial da pele escurecendo-a, temporariamente, sem causar danos.

- É recomendado consumir cenoura, abóbora, mamão, maça e beterraba antes
da exposição ao sol para obter um bronzeado mais bonito?
SIM. O consumo desses alimentos é recomendado como forma de ajudar na prevenção contra a ação nociva do sol. O que ocorre é que os alimentos citados contêm carotenóides, pigmentos encontrados em boa parte de frutas
e legumes de cor vermelha e alaranjada. Esses pigmentos se depositam nas células da pele e retêm as radiações ultravioletas.

- O indivíduo deve se proteger do sol em qualquer horário?
SIM. Os raios ultravioleta UVA e UVB incidem o dia todo e desgastam as estruturas das células da pele da pessoa que está exposta ao sol sem proteção.

- Os hidratantes e maquilagens com protetor solar têm fator de proteção
adequado?
SIM. Para funcionar, bases e batons devem conter filtro solar com fator de proteção 15. A maquiagem em pó também pode ajudar, mas, em geral, a proteção é irregular e insuficiente, sendo necessário reforçar a proteção
com outros produtos. No entanto, os produtos ativos para reverter os danos causados pelo sol e o envelhecimento precoce devem ser prescritos por médicos, de acordo com a necessidade de cada pessoa.

- As pessoas de pele negra desenvolvem câncer de pele?
SIM. As pessoas de pele negra desenvolvem o câncer de pele com menos freqüência do que as de pele branca, mas quando isso acontece seus tumores são mais graves, porque o diagnóstico normalmente é tardio.

SIGA-NOS NO Google News