Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Campanha Nacional deve incentivar consumo de carne

Agência Senado - 15 de junho de 2005 - 16:05

Uma campanha em nível nacional, com o lema "você gosta, você pode, você precisa", deve incrementar o consumo de carne em todo o país, informou o pecuarista Carlos Viacava, durante audiência pública realizada nesta quarta-feira (15) na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA). Justificando o slogan, Viacava disse que o brasileiro consumirá mais porque prefere carne bovina a outros tipos, o preço está acessível e a proteína animal é importante para a saúde.


- Gestantes e crianças com até dois anos devem comer carne; está provado que crianças que não têm uma alimentação rica em carne possui quociente de inteligência (QI) mais baixo - defendeu Viacava.

A audiência foi convocada por requerimento (13/2005) do senador Delcidio Amaral (PT-MS) com a finalidade de debater os critérios utilizados para definir o preço da carne bovina no Brasil ao longo da cadeia produtiva. O presidente da CRA, senador Sérgio Guerra (PSDB-PE), salientou que, ao esclarecer os critérios de definição do preço da carne, a Comissão pode contribuir para que o mercado atue num sistema equilibrado, em que prevaleça a concorrência e que ofereça à sociedade um produto pelo qual os consumidores possam pagar.

O auditor fiscal da Previdência Social Ronaldo de Lima Macedo informou que os produtores efetivamente pagam a contribuição ao Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), mas essa contribuição não chega aos cofres públicos, porque algum elo da cadeia não está repassando os valores recolhidos. Ele lamentou que o INSS não tenha condições de fiscalizar a totalidade das empresas.

O deputado estadual Paulo Corrêa, presidente da Comissão de Agricultura da Assembléia Legislativa do Mato Grosso do Sul, sugeriu que se priorize a fiscalização nas grandes empresas, que contribuem com 80% da arrecadação. Ele também sugeriu a criação de uma subcomissão específica para tratar da questão da carne, visando equilibrar forças entre os elos da cadeia produtiva e colocar o produtor em melhores condições.

A senadora Ana Julia Carepa (PT-PA) defendeu a continuidade da discussão em outro patamar, para que o consumidor final possa ser beneficiado. O senador Jonas Pinheiro (PFL-MT) sugeriu que representantes dos consumidores também participem da discussão.

A audiência contou ainda com o representante da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e coordenador geral do Fórum Nacional Permanente da Pecuária de Corte, Antenor de Amorim Nogueira; o consultor da Associação Brasileira dos supermercados, Milton Dallari; o diretor de comercialização do Pão de Açúcar, Wilson Barquila; o vice-presidente do Frigorífico Independência, Miguel Grazian Russo; o presidente da Fundação Cândido Rondon, Ido Luiz Michels; e o auditor-fiscal da Previdência Social André Fernandes Massaro.

O presidente da CRA informou que, nesta quinta-feira (16), às 10 horas, em conjunto com a Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), será realizada audiência pública com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. A audiência tem o objetivo de avaliar e debater os mais recentes índices de desmatamento da Amazônia - a perda de 26.130 quilômetros quadrados de floresta entre agosto de 2003 e agosto de 2004.

SIGA-NOS NO Google News