Cassilândia, Terça-feira, 24 de Janeiro de 2017

Últimas Notícias

22/11/2004 13:20

Campanha incentiva a população a doar sangue

Cecília Jorge / ABr

Apenas 1,8% dos brasileiros são doadores de sangue. A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que o índice ideal é entre 3% e 5%. A partir desta segunda-feira, o Ministério da Saúde realiza uma campanha para incentivar a população a doar sangue. A campanha faz parte da Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue.

Além de propaganda, cartazes e folhetos distribuídos pelo ministério, os hemocentros de todo o país vão realizar atividades durante toda a semana em lugares movimentados da cidade. Em Brasília, a mobilização é realizada em um shopping, onde está disponível transporte ao hemocentro para quem quiser doar sangue.

Doador há dois anos, o autônomo Antônio José da Silva disse que foi incentivado a se tornar um doador por uma campanha feita pelo hemocentro de Brasília. "Eu fiquei sensibilizado com a campanha e vim".

Este ano é a segunda vez que o ministério realiza campanha, em âmbito nacional, para ampliar o número de doadores no país. A primeira campanha, veiculada durante 15 dias no mês de junho, conseguiu índices de aumento nas doações de 5% no Amazonas a 32% no Paraná.

O biólogo Daniel Prado Machado contou que foi doar sangue pela primeira vez, nesta segunda-feira, sem saber da campanha. "Eu já tive vontade de doar, há um tempo atrás, mas não tinha o peso mínimo", disse. O biólogo decidiu pela doação porque precisava fazer exame de sangue. "Eu podia ir a um laboratório, pagar e coletar dois mililitros, mas pensei que como na hora de doar sangue eles fazem o exame, podia fazer as duas coisas juntas", explicou.

Para doar sangue, é preciso ter entre 18 e 65 anos e pesar acima de 52 quilos. Também é recomendado que o doador tenha dormido pelo menos seis horas na noite anterior, não tenha ingerido bebida alcóolica nas últimas 24 horas nem praticado exercícios físicos antes da doação. Recomenda-se ainda evitar fumar até duas horas antes.

Pessoas que fizeram piercing, tatuagem, acupuntura ou endoscopia só podem fazer doação de sangue depois de doze meses. Antes de doar, o voluntário passa por uma avaliação médica e exame de sangue. Não podem doar sangue: portadores de doenças infecto-contagiosas (sífilis, aids, chagas, malária, hepatite B ou C); parceiros sexuais de pessoas infectadas pelo vírus HIV; pessoas com múltiplos parceiros sexuais; pessoas que mantiveram relação sexual sem o uso do preservativo nos últimos 12 meses; usuários de drogas injetáveis; e mulheres grávidas, amamentando ou que tiveram aborto nos últimos três meses.

Olá sou Izabella Menezes de Assis, tenho 18 anos e morro em Chapadão do Sul MS. Quero doar sangue. Como faço para doar? Qual o local em Cassilândia que posso doar? E quando?
 
Izabella Menezes em 13/11/2014 16:15:59
Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 24 de Janeiro de 2017
Segunda, 23 de Janeiro de 2017
20:53
Loteria
09:00
Maternidade
Domingo, 22 de Janeiro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)