Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Campanha incentiva a população a doar sangue

Cecília Jorge / ABr - 22 de novembro de 2004 - 13:20

Apenas 1,8% dos brasileiros são doadores de sangue. A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que o índice ideal é entre 3% e 5%. A partir desta segunda-feira, o Ministério da Saúde realiza uma campanha para incentivar a população a doar sangue. A campanha faz parte da Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue.

Além de propaganda, cartazes e folhetos distribuídos pelo ministério, os hemocentros de todo o país vão realizar atividades durante toda a semana em lugares movimentados da cidade. Em Brasília, a mobilização é realizada em um shopping, onde está disponível transporte ao hemocentro para quem quiser doar sangue.

Doador há dois anos, o autônomo Antônio José da Silva disse que foi incentivado a se tornar um doador por uma campanha feita pelo hemocentro de Brasília. "Eu fiquei sensibilizado com a campanha e vim".

Este ano é a segunda vez que o ministério realiza campanha, em âmbito nacional, para ampliar o número de doadores no país. A primeira campanha, veiculada durante 15 dias no mês de junho, conseguiu índices de aumento nas doações de 5% no Amazonas a 32% no Paraná.

O biólogo Daniel Prado Machado contou que foi doar sangue pela primeira vez, nesta segunda-feira, sem saber da campanha. "Eu já tive vontade de doar, há um tempo atrás, mas não tinha o peso mínimo", disse. O biólogo decidiu pela doação porque precisava fazer exame de sangue. "Eu podia ir a um laboratório, pagar e coletar dois mililitros, mas pensei que como na hora de doar sangue eles fazem o exame, podia fazer as duas coisas juntas", explicou.

Para doar sangue, é preciso ter entre 18 e 65 anos e pesar acima de 52 quilos. Também é recomendado que o doador tenha dormido pelo menos seis horas na noite anterior, não tenha ingerido bebida alcóolica nas últimas 24 horas nem praticado exercícios físicos antes da doação. Recomenda-se ainda evitar fumar até duas horas antes.

Pessoas que fizeram piercing, tatuagem, acupuntura ou endoscopia só podem fazer doação de sangue depois de doze meses. Antes de doar, o voluntário passa por uma avaliação médica e exame de sangue. Não podem doar sangue: portadores de doenças infecto-contagiosas (sífilis, aids, chagas, malária, hepatite B ou C); parceiros sexuais de pessoas infectadas pelo vírus HIV; pessoas com múltiplos parceiros sexuais; pessoas que mantiveram relação sexual sem o uso do preservativo nos últimos 12 meses; usuários de drogas injetáveis; e mulheres grávidas, amamentando ou que tiveram aborto nos últimos três meses.

SIGA-NOS NO Google News