Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 19 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Campanha do desarmamento transforma armas em balanços

Yara Aquino / ABr - 19 de junho de 2005 - 09:34

Um parque de diversões com brinquedos construídos de ferro derretido de armas arrecadadas na Campanha Nacional do Desarmamento está sendo inaugurado hoje em Nova Iguaçu (RJ). O processo de transformação dos armamentos em brinquedos foi todo executado por meio de doações e as gangorras, balanços e escorregadores foram pintados e instalados pela própria comunidade do Conjunto Residencial Grão Pará, onde funcionará o parque.

O "Parque dos Brinquedos" de Nova Iguaçu é o segundo construído com ferro de armas derretidas pela Campanha do Desarmamento. O primeiro foi instalado em Sapopemba, periferira de São Paulo, em novembro no ano passado. O ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, elogiou a idéia por "transformar um instrumento de morte em um instrumento de vida, de criação".

Participam da inauguração, o ministro da Cultura, Giberto Gil, o secretário nacional de segurança pública do Ministério da Justiça, Luiz Fernando Corrêa e o prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg Farias. A festa conta ainda com a presença da cantora Preta Gil, do rapper MV Bill e da banda Kitôto, formada por meninos da comunidade de Vigário Geral.

Iniciada em agosto de 2004 a Campanha do Desarmamento já recebeu 360 mil armas. O recolhimento segue até o dia 23 de junho. Levantamento feito pelos Ministérios da Justiça e da Saúde apontam que com a iniciativa houve redução no número de internações hospitalares causadas por armas de fogo nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, comparando-se os sete primeiros meses de 2004 com os sete primeiros meses de vigência da Campanha. Segundo a pesquisa, as internações de vítimas de armas de fogo, que chegavam a 180 por mês no Rio de Janeiro, caíram para 160. Em São Paulo, passaram de 475 para 442 por mês.

Para saber quais os procedimentos necessários para a devolução de armas está disponível o serviço gratuito 0800-729-00-38.

SIGA-NOS NO Google News