Cassilândia, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

04/11/2005 14:12

Campanha deve vacinar 5 milhões de bezerros

Acrissul

De 4,5 milhões a 5 milhões de bezerros de até 12 meses de idade devem ser imunizados na primeira fase da campanha contra febre aftosa que será iniciada amanhã e vai até o dia 28 no Planalto de Mato Grosso do Sul. Os animais do Pantanal, que são imunizados todos em uma única etapa do ano, estão de fora desta campanha.
O gestor de defesa sanitária animal, Afonso Dutra de Oliveira, afirma que a vacinação no início do ano, apesar do transtorno da chuva, é duplamente estratégica. Primeiro porque muitos bezerros acabam ficando de fora da etapa de novembro, que inclui bovinos de mamando a caducando, porque ainda não nasceram ou acabam não indo para o mangueiro, por serem muito novos.
Por outro lado, explica o técnico, os animais que também receberam apenas a primeira dose, em novembro, não adquirem tanta imunidade. O tempo para que o animal que recebe a primeira vacina na vida fique protegido contra a doença é de cerca de 15 dias e a imunidade só dura cerca de três a cinco meses. Já na segunda dose o animal tem reação imunológica de 5 a 7 dias e fica totalmente protegido por seis a oito meses.
Afonso Dutra afirma que tecnicamente a supressão desta etapa de vacinação, estpá fora de cogitação. Ele lembra que até o ano de 1993, quando não se usava a estratégia de vacinação específica para bezerros, havia muitos casos de aftosa entre esses animais, que acabavam sendo desmamados mais jovens, levados para leilão e portanto acabavam mais suscetíveis ao vírus devido ao estresse. O prazo para registrar a vacina é de 15 dias após o último dia de vacinação, ou seja, até 15 de março. O pecuarista que não imunizar o rebanho fica sujeito à multa de R$ 32,40 por animal, o que equivale a 3 uferms.

Fonte: Campo Grande News

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)