Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Campanha deve vacinar 5 milhões de bezerros

Fernanda Mathias/Campo Grande News - 31 de janeiro de 2005 - 09:42

De 4,5 milhões a 5 milhões de bezerros de até 12 meses de idade devem ser imunizados na primeira fase da campanha contra febre aftosa que será iniciada amanhã e vai até o dia 28 no Planalto de Mato Grosso do Sul. Os animais do Pantanal, que são imunizados todos em uma única etapa do ano, estão de fora desta campanha.
O gestor de defesa sanitária animal, Afonso Dutra de Oliveira, afirma que a vacinação no início do ano, apesar do transtorno da chuva, é duplamente estratégica. Primeiro porque muitos bezerros acabam ficando de fora da etapa de novembro, que inclui bovinos de mamando a caducando, porque ainda não nasceram ou acabam não indo para o mangueiro, por serem muito novos.
Por outro lado, explica o técnico, os animais que também receberam apenas a primeira dose, em novembro, não adquirem tanta imunidade. O tempo para que o animal que recebe a primeira vacina na vida fique protegido contra a doença é de cerca de 15 dias e a imunidade só dura cerca de três a cinco meses. Já na segunda dose o animal tem reação imunológica de 5 a 7 dias e fica totalmente protegido por seis a oito meses.
Afonso Dutra afirma que tecnicamente a supressão desta etapa de vacinação, estpá fora de cogitação. Ele lembra que até o ano de 1993, quando não se usava a estratégia de vacinação específica para bezerros, havia muitos casos de aftosa entre esses animais, que acabavam sendo desmamados mais jovens, levados para leilão e portanto acabavam mais suscetíveis ao vírus devido ao estresse. O prazo para registrar a vacina é de 15 dias após o último dia de vacinação, ou seja, até 15 de março. O pecuarista que não imunizar o rebanho fica sujeito à multa de R$ 32,40 por animal, o que equivale a 3 uferms.

SIGA-NOS NO Google News