Cassilândia, Terça-feira, 06 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

12/04/2005 07:08

Campanha de vacinação de idosos contra gripe dia 25

Rosamélia de Abreu/ABr

O governo inicia no próximo dia 25 mais uma campanha de vacinação de idosos (mais de 60 anos) contra o vírus influenza, causador da gripe. Os registros de ocorrência de gripe aumentam nos meses de julho e agosto, por isso, segundo o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, os 61 mil postos em todo o País devem ser procurados, até o dia 6 de maio, também por outras pessoas. "Os portadores de doenças crônicas, como diabetes, problemas no coração e renais podem se beneficiar com a proteção da vacina, mesmo que tenham idade inferior a 60 anos", alerta.

Não existe contra-indicação para a vacina: "Ela não produz reação e não provoca gripe, porque não é feita com vírus vivo, mas de partícula do vírus. O que pode ocorrer é a pessoa já estar infectada com um vírus quando for vacinada ou, ainda, pegar um resfriado." Jarbas Barbosa lembra também que "a vacina protege apenas contra a gripe, mas nós temos vários outros vírus que podem provocar doenças do trato respiratório e as pessoas acabam confundido os sintomas".

A preocupação do governo, acrescenta o secretário, é com a gripe, porque o resfriado não leva o paciente a doenças mais graves: "O Brasil é um dos poucos países do mundo que oferece a vacina gratuitamente para a população idosa. Isso é uma grande conquista e precisamos utilizar esse benefício melhorar a qualidade de vida dos idosos."

Foram gastos mais de R$ 113,3 milhões na compra de 18,3 milhões de doses da vacina contra o vírus influenza. Estimativas do Ministério da Saúde demonstram que desde o início das campanhas, há seis anos, houve uma redução de aproximadamente 51 mil internações decorrentes de complicações da gripe, como pneumonia, ou ainda da desestabilização de doenças crônicas.

A meta do governo, de acordo com Jarbas Barbosa, é vacinar no mínimo 10 milhões de idosos, que representam 70% da população com mais de 60 anos. Ele alerta para importância de não deixar para o último dia a vacinação: "Assim, os idosos evitam as filas nos postos de saúde".

Além da vacina contra a gripe, acrescenta o secretário, os idosos podem se proteger contra o tétano, a difteria, e a febre amarela. "Os idosos hospitalizados e residentes em casas de repouso também receberão a vacina contra pneumonia", informa.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 06 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
09:00
Maternidade
Segunda, 05 de Dezembro de 2016
21:32
Loteria
13:15
Cassilândia
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)