Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Campanha de vacinação de idosos contra gripe dia 25

Rosamélia de Abreu/ABr - 12 de abril de 2005 - 07:08

O governo inicia no próximo dia 25 mais uma campanha de vacinação de idosos (mais de 60 anos) contra o vírus influenza, causador da gripe. Os registros de ocorrência de gripe aumentam nos meses de julho e agosto, por isso, segundo o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, os 61 mil postos em todo o País devem ser procurados, até o dia 6 de maio, também por outras pessoas. "Os portadores de doenças crônicas, como diabetes, problemas no coração e renais podem se beneficiar com a proteção da vacina, mesmo que tenham idade inferior a 60 anos", alerta.

Não existe contra-indicação para a vacina: "Ela não produz reação e não provoca gripe, porque não é feita com vírus vivo, mas de partícula do vírus. O que pode ocorrer é a pessoa já estar infectada com um vírus quando for vacinada ou, ainda, pegar um resfriado." Jarbas Barbosa lembra também que "a vacina protege apenas contra a gripe, mas nós temos vários outros vírus que podem provocar doenças do trato respiratório e as pessoas acabam confundido os sintomas".

A preocupação do governo, acrescenta o secretário, é com a gripe, porque o resfriado não leva o paciente a doenças mais graves: "O Brasil é um dos poucos países do mundo que oferece a vacina gratuitamente para a população idosa. Isso é uma grande conquista e precisamos utilizar esse benefício melhorar a qualidade de vida dos idosos."

Foram gastos mais de R$ 113,3 milhões na compra de 18,3 milhões de doses da vacina contra o vírus influenza. Estimativas do Ministério da Saúde demonstram que desde o início das campanhas, há seis anos, houve uma redução de aproximadamente 51 mil internações decorrentes de complicações da gripe, como pneumonia, ou ainda da desestabilização de doenças crônicas.

A meta do governo, de acordo com Jarbas Barbosa, é vacinar no mínimo 10 milhões de idosos, que representam 70% da população com mais de 60 anos. Ele alerta para importância de não deixar para o último dia a vacinação: "Assim, os idosos evitam as filas nos postos de saúde".

Além da vacina contra a gripe, acrescenta o secretário, os idosos podem se proteger contra o tétano, a difteria, e a febre amarela. "Os idosos hospitalizados e residentes em casas de repouso também receberão a vacina contra pneumonia", informa.

SIGA-NOS NO Google News