Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Campanha de vacinação contra paralisia infantil inicia no dia 18 de junho

Secom - 11 de junho de 2011 - 17:10

Campo Grande (MS) – Pais e responsáveis devem levar no dia 18 de junho, as crianças menores de 5 anos até os postos de vacinação para receberem a primeira dose contra paralisia infantil. A data escolhida pelo Ministério da Saúde para o início da Campanha Nacional de Vacinação faz parte da primeira etapa do processo de imunização. A segunda será realizada no dia 13 de agosto.

O objetivo em Mato Grosso do Sul é imunizar 206.035 crianças nos 78 municípios. O número corresponde à meta estipulado pelo Ministério da Saúde, que é a de vacinar 95% do público-alvo em todo o território brasileiro. No ato da vacinação é importante apresentar a carteirinha da criança. A primeira fase da campanha acontece até o dia 22 de julho.

No Estado serão utilizadas nessa etapa 288.460 doses da vacina. A vacinação acontecerá em todos os postos de saúde dos municípios, entre fixos e móveis. Na campanha, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) atua na distribuição das doses da vacina às Secretarias Municipais de Saúde e no monitoramento dos índices de imunização.

Para as duas fases da campanha em todo o Brasil, o Ministério da Saúde investiu R$ 46,6 milhões, na compra e distribuição das vacinas. Mais R$ 20,2 milhões foram transferidos para os fundos de saúde das Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde. A campanha de mídia da primeira fase começa a ser exibida no dia 12 de junho, em âmbito nacional. A da segunda etapa, em 7 de agosto.


Pólio

O último caso de poliomielite no Brasil foi registrado em 1989, na Paraíba. Em 1994, o país recebeu da Organização Mundial da Saúde (OMS) o certificado de eliminação da doença. Porém, é importante continuar vacinando porque a doença não foi erradicada em todo o mundo. Segundo OMS, 26 países ainda registram casos da doença e quatro deles são endêmicos, ou seja, possuem transmissão constante: Afeganistão, Índia, Nigéria e Paquistão.

A pólio é uma infecção transmitida por meio do contato com um portador do vírus da doença ou então com fezes humanas. Os sintomas principais são: febre, mal-estar, dor-de-cabeça e em alguns casos incapacidade de mexer os membros.

Campanha contra sarampo

Além da segunda etapa da vacinação contra pólio prevista para 13 de agosto, também haverá na mesma data a Campanha de Seguimento contra sarampo. A mobilização para o combate as duas doenças encerram em 16 de setembro. Essa campanha de “seguimento” costuma ocorrer em intervalos de três a cinco anos, para reforçar a proteção contra a doença e manter o Brasil longe do risco de epidemias.

Nesse ano, até o mês de maio foi confirmada no Estado apenas uma ocorrência de sarampo. O caso se enquadra no perfil de pessoas não vacinadas que viajaram para o exterior ou que tiveram contatos com viajantes portadores da doença.

Vale lembrar que a primeira fase de vacinação, contra o sarampo só acontece em oito estados: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Bahia, Ceará e Alagoas. Nesse caso, a vacinação também iniciará no dia 18 de junho, paralelo a ação contra paralisia infantil. Segundo o Ministério da Saúde desde o inicio do ano há um surto da doença na Europa e a medida vem atender a necessidade de proteger as regiões brasileiras com maior fluxo turístico.

Aline Lira


SIGA-NOS NO Google News