Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Campanha de Vacinação contra a Influenza começa dia 15

Notícias MS - 02 de abril de 2013 - 15:40

A 15ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza já tem o seu calendário de ações definido para o ano de 2013. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul, a Campanha será realizada no período de 15 a 26 de abril, sendo o dia 20 de abril, a data de mobilização nacional, mais conhecido com o Dia D, seguindo o cronograma publicado pelo Ministério da Saúde. Com o slogan: “Quem se lembra da vacina se protege da gripe”, a Campanha em Mato Grosso do Sul tem como meta imunizar 80% dos grupos prioritários para a vacinação, cerca de 430.876 pessoas de um público-alvo de 538.596 pessoas. Para apoiar as ações de mobilização da população e preparação das equipes de saúde, o Ministério da Saúde está repassando R$ 24,7 milhões aos estados e municípios. Mato Grosso do Sul irá receber R$ 373,8 mil para estas ações.

Este ano foram incluídos no grupo prioritário, a população com doença crônica e também as mães com até 45 dias após o parto. Segundo o Ministério da Saúde, para os pacientes com doença crônicas (doença respiratória, renal, hepática, neurológica, diabetes, transplantados e obesos) será obrigatória a apresentação da prescrição médica durante a campanha. Também estão incluídos no grupo prioritário: Gestantes, população indígena, idosos, trabalhadores em saúde e crianças de seis meses a menores de dois anos.

Os doentes crônicos precisam apresentar prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes já cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do SUS, deverão se dirigir aos postos em que estão registrados para receberem a vacina. Se na unidade de saúde onde são atendidos regularmente não existir um posto de vacinação, os pacientes devem solicitar prescrição médica na próxima consulta.

O objetivo é garantir o documento com antecedência, para evitar filas no período da vacinação. Pacientes que são atendidos na rede privada ou conveniada, também devem buscar a prescrição médica com antecedência, junto ao seu médico assistente, devendo apresentá-la nos postos de vacinação durante a realização da campanha de 2013.

SIGA-NOS NO Google News