Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Campanha de vacinação anti-rábica começa em 13 de agosto

Sandra Luz - Campo Grande News - 09 de agosto de 2007 - 14:21

Começa em 13 de agosto e vai até 2 de novembro a campanha nacional de anti-rábica canina e felina. Em 22 de setembro acontece o dia D de combate à doença. Em Mato Grosso do Sul serão cerca de 500 mil doses de vacina, além de materiais como informativos, agulhas e seringas.

Em Corumbá, onde foi confirmado um caso da doença, representantes do Ministério, da Organização Pan-Americana de Saúde, da SES, da Secretaria municipal de Saúde e de técnicos e autoridades da Bolívia farão um evento em setembro. Para vacinar os animais é importante levar a carteira de vacinação antiga do animal.

A raiva é uma doença provocada por vírus, caracterizada por sintomatologia nervosa que acomete animais e seres humanos. É transmitida pelo cão, gato, rato, bovino, eqüino, suíno, macaco, morcego e animais silvestres, por meio da mordedura ou lambedura da mucosa ou pele lesionada por animais raivosos.

Entre os sinais clínicos que os animais podem apresentar estão: alterações de comportamento, depressão, demência ou agressão, dilatação da pupila, fotofobia (medo do claro), incoordenação muscular, mordidas no ar, salivação excessiva, dificuldade para engolir devido à paralisia da mandíbula, déficit múltiplo de nervos cranianos, ataxia e peresia dos membros posteriores progredindo para paralisia.

SIGA-NOS NO Google News