Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Campanha alerta sobre importância de vacinação de prematuros

Elaine Patricia Cruz, Agência Brasil - 19 de abril de 2010 - 07:51

São Paulo - Uma campanha lançada no início deste mês, em todo o Brasil, pretende chamar a atenção de pais e médicos sobre a importância de imunizar os bebês prematuros. Chamada de Prematuro Imunizado é Prematuro Protegido, a campanha quer estimular o uso de um calendário especial de vacinação para os prematuros, nascidos com menos de 37 semanas de gestação, e que são mais suscetíveis a doenças, principalmente as respiratórias.

“Os prematuros devem ser protegidos contra várias doenças: pneumonia, gripe, coqueluche e vírus sincicial respiratório (VSR). Esses vírus ou essas doenças - que em uma criança maior tem gravidade, mas que é muito maior num prematuro - devem ser prevenidas”, disse Renato Kfouri, pediatra e diretor da Sociedade Brasileira de Imunização (Sbim).

Os prematuros são mais suscetíveis a várias doenças, entre outras razões, porque apresentam peso menor, menos reserva energética e receberam menos anticorpos da mãe pela placenta.

“O prematuro nasceu antes da hora e, com isso, não conseguiu ganhar os anticorpos da mãe por meio da placenta. Crianças que nascem no tempo certo, acima de 37 semanas, ganham toda a formação de anticorpos da mãe: seja pela placenta e depois por meio do leite materno. Mas os anticorpos maternos têm vida útil. Depois de alguns meses, eles morrem. E a criança precisa produzir seus próprios anticorpos, por isso temos que vaciná-las”, afirmou Rosana Ritchmann, médica infectologista do Hospital Emílio Ribas.

Uma das doenças que o prematuro pode adquirir é a bronquiolite, provocada pelo vírus sincicial respiratório (VSR) e que pode levar a um quadro de asma no futuro. A doença é transmitida pelo ar e o contato direto entre pessoas e é mais comum no Brasil entre os meses de abril e setembro. Os sintomas geralmente são reconhecidos pela febre, coriza, tosse, espirros e chiado no peito.

Não existe vacina contra a bronquiolite, mas em prematuros (as maiores vítimas da doença) pode ser feito um tratamento profilático, que está previsto no calendário de vacinação. “Para o bebê prematuro, a infecção por VSR é grave e é caso de saúde pública”, alerta Kfouri sobre a importância do calendário de vacinação.

Segundo Kfouri, pais de crianças prematuras devem procurar informações sobre a vacinação inicialmente com o seu médico, mas o calendário também pode ser consultado pelo site http://prematuroimunizado.com.

“Essas vacinas, quase todas, estão disponíveis nos centros de referência de imunobiológicos especiais e são gratuitas”, afirmou Kfouri.

Edição: Graça Adjuto

SIGA-NOS NO Google News