Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Caminhos do Mercosul recebe recebe trabalhos até setembr

17 de agosto de 2004 - 11:01

As instituições de ensino do País têm até o dia 20 de setembro deste ano para enviar às secretarias estaduais de Educação os trabalhos dos alunos para o concurso histórico-literário Caminhos do Mercosul. O concurso tem o objetivo de promover a integração regional entre os alunos dos seis países que formam o Mercado Comum do Sul e consolidar uma consciência favorável à integração regional.
O Caminhos do Mercosul é aberto a jovens que tenham 16 e 17 anos de idade e estejam cursando o ensino médio no Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai, países que integram o Mercosul. Promovido pelo Setor Educacional do Mercosul e pela Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), o tema do concurso este ano é Pablo Neruda, poeta, cidadão, político e prêmio Nobel de literatura.
Para participar, os alunos terão que apresentar um trabalho original sobre um dos três temas: a figura de Pablo Neruda como protagonista de uma época; obra literária de Neruda; e Neruda, América Latina e os países do Mercosul. O trabalho deverá ser individual e estar em um dos formatos de investigação histórica, monografia, ensaio ou texto literário (conto).
Os trabalhos deverão ser apresentados sob pseudônimo e enviados dentro de um envelope fechado (identificado com o pseudônimo e o tema), contendo, também, o formulário de participação do aluno devidamente preenchido. Cada Secretaria Estadual de Educação organizará um comitê estadual de seleção, que escolherá os cinco melhores trabalhos no estado, que serão enviados à Assessoria Internacional do MEC (AI) até o dia 1º de outubro deste ano. No ministério, serão selecionados os seis melhores e outros três suplentes, com ordem de prioridade.
Ao final, cada um dos países participantes selecionará seis ganhadores, formando uma delegação de 36 estudantes que deverão realizar uma viagem de dez dias ao Chile, para conhecer locais de interesse cultural e vinculados à vida e obra de Neruda. Todos os gastos serão custeados pelos organizadores do evento e os vencedores viajam acompanhados por um coordenador, indicado pelos ministérios de Educação de cada país.
As escolas que não receberam o material informativo podem solicitá-lo na coordenação do evento no Brasil, que funciona no MEC, pelos telefones 2104-8512 e 2104-9698 ou pelos endereços eletrônicos: [email protected] ou [email protected] . (Heloisa Cristaldo)

SIGA-NOS NO Google News