Cassilândia, Domingo, 11 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

17/08/2004 11:01

Caminhos do Mercosul recebe recebe trabalhos até setembr

As instituições de ensino do País têm até o dia 20 de setembro deste ano para enviar às secretarias estaduais de Educação os trabalhos dos alunos para o concurso histórico-literário Caminhos do Mercosul. O concurso tem o objetivo de promover a integração regional entre os alunos dos seis países que formam o Mercado Comum do Sul e consolidar uma consciência favorável à integração regional.
O Caminhos do Mercosul é aberto a jovens que tenham 16 e 17 anos de idade e estejam cursando o ensino médio no Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai, países que integram o Mercosul. Promovido pelo Setor Educacional do Mercosul e pela Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), o tema do concurso este ano é Pablo Neruda, poeta, cidadão, político e prêmio Nobel de literatura.
Para participar, os alunos terão que apresentar um trabalho original sobre um dos três temas: a figura de Pablo Neruda como protagonista de uma época; obra literária de Neruda; e Neruda, América Latina e os países do Mercosul. O trabalho deverá ser individual e estar em um dos formatos de investigação histórica, monografia, ensaio ou texto literário (conto).
Os trabalhos deverão ser apresentados sob pseudônimo e enviados dentro de um envelope fechado (identificado com o pseudônimo e o tema), contendo, também, o formulário de participação do aluno devidamente preenchido. Cada Secretaria Estadual de Educação organizará um comitê estadual de seleção, que escolherá os cinco melhores trabalhos no estado, que serão enviados à Assessoria Internacional do MEC (AI) até o dia 1º de outubro deste ano. No ministério, serão selecionados os seis melhores e outros três suplentes, com ordem de prioridade.
Ao final, cada um dos países participantes selecionará seis ganhadores, formando uma delegação de 36 estudantes que deverão realizar uma viagem de dez dias ao Chile, para conhecer locais de interesse cultural e vinculados à vida e obra de Neruda. Todos os gastos serão custeados pelos organizadores do evento e os vencedores viajam acompanhados por um coordenador, indicado pelos ministérios de Educação de cada país.
As escolas que não receberam o material informativo podem solicitá-lo na coordenação do evento no Brasil, que funciona no MEC, pelos telefones 2104-8512 e 2104-9698 ou pelos endereços eletrônicos: milenereis@mec.gov.br ou brunosantos@mec.gov.br . (Heloisa Cristaldo)

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 11 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
06:04
Fotogaleria
Sábado, 10 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)