Cassilândia, Terça-feira, 22 de Outubro de 2019

Últimas Notícias

01/10/2019 11:40

Caminhos da Reportagem mostra segurança e privacidade na internet

Agência Brasil

O lançamento recente do FaceApp, um aplicativo de envelhecimento disponível nas plataformas Google e Apple, veio cercado de polêmica. Especialistas em segurança na rede alertaram para o fato de os usuários estarem voluntariamente compartilhando seus dados com uma empresa desconhecida. A brincadeira “10 years challenge” – desafio dos 10 anos – também incendiou a internet. Assim como o FaceApp, a suspeita era de que o sistema poderia fornecer uma gama de informações, nesse caso ao Facebook, para treinar algoritmos de reconhecimento facial com base na progressão da idade.

A descoberta de que assistentes do Facebook, da Amazon e do Google ouviam e gravavam os áudios dos usuários também chamou a atenção. “Se você se compromete, como empresa, que o assistente só vai começar a gravar quando eu der um comando e ele está gravando em momentos outros, tenho aí um problema”, diz a advogada Juliana Akaishi. O jornalista Carlos Alberto Teixeira, especialista em tecnologia, faz uma reflexão “as pessoas começam a tomar mais cuidado com o que está sendo falado.”

Esse é o tema do programa Caminhos da Reportagem, da TV Brasil, que vai ao ar hoje (1º), às 21h30.

Qual o perigo das informações que estamos compartilhando diariamente na internet? É preciso tratar o que se coloca na rede com mais responsabilidade? O pesquisador de segurança em tecnologiaThiago Marques ressalta que as redes sociais são uma boa ferramenta, mas precisam ser usadas da forma correta: “Evitar postar informação demais. Se você foi viajar para uma determinada cidade e tirou um monte de foto, talvez não poste no dia em que você está lá. Volta e aí posta as fotos.”

Diante dos fatos, é preciso debater a importância de uma legislação para proteger os dados de cada usuário. Desde 2018, a União Europeia conta com um regulamento que dá poder de escolha ao usuário sobre o que ele decide compartilhar com as empresas. Aqui no Brasil a questão jurídica também avançou. Em 2014 foi criado o Marco Civil da Internet e no ano que vem entrará em vigor a Lei Geral de Proteção de Dados: “Ela cria uma autoridade nacional para avalizar as empresas a fazer tratamento de dados, então essa lei traz, sim, muitas inovações”, ressalta Guilherme Farid, da Fundação Procon de São Paulo.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 22 de Outubro de 2019
Segunda, 21 de Outubro de 2019
11:00
Paranaíba, Aparecida do Taboado, Cassilândia e Chapadão do Sul
10:00
Receita do Dia
09:00
Santo do Dia
Domingo, 20 de Outubro de 2019
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)