Cassilândia, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

07/05/2006 06:46

Caminhoneiro poderá ser obrigado a fazer polissonografia

Agência Câmara

A polissonografia pode ser incluída entre os exames obrigatórios para a obtenção de habilitação nas categorias C e D, como motoristas de caminhão e ônibus. O Projeto de Lei 6609/06, do deputado Elimar Máximo Damasceno (Prona-SP), altera o código de trânsito brasileiro para estabelecer que candidatos a motorista profissional façam o exame para detectar possíveis problemas relacionados ao sono - ronco e apnéia, por exemplo.
A habilitação na categoria "C" autoriza o motorista a dirigir veículo de transporte de carga com mais de 3,5 toneladas e na categoria "D" a dirigir veículo de passageiros com mais de oito lugares.

Conjunto de exames
A polissonografia é um método objetivo de avaliação do sono e de suas variáveis fisiológicas. Através do registro de parâmetros acessórios como o fluxo aéreo nasal, a oximetria (sistema de monitoramento do nível de saturação do oxigênio no sangue e pulso), o esforço respiratório e o eletrocardiograma, entre outros, a polissonografia permite o diagnóstico de doenças relacionadas ao sono.

Segurança no trânsito
Na opinião do deputado, os motoristas das categorias C e D devem ser submetidos a critérios de avaliação diferentes daqueles usados para os demais condutores, pois dirigem veículos que envolvem aspectos que podem comprometer a segurança no trânsito. Elimar Máximo explica que os distúrbios do sono geram cansaço e dificuldade de concentração e a fadiga e a sonolência causam acidentes de trânsito. "Segundo pesquisa realizada pela SOS Estradas (programa para redução de acidentes que envolve usuários e especialistas em transporte), em metade dos 17 mil acidentes que acontecem por ano nas estradas brasileiras, não há marca de freadas no asfalto, o que faz crer que o motorista tenha dormido ao volante". Assim, "a polissonografia seria uma forma de prevenir acidentes", conclui.
O projeto prevê que o exame seja realizado quando o motorista estiver se preparando para realizar o exame de aptidão para as categorias "C" e "D" ou quando for renovar ou modificar a categoria da habilitação. Se for detectado algum distúrbio do sono, a validade da CNH será reduzida.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 09 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)