Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Caminhão derruba poste em cima de carro

Enersul - 11 de abril de 2013 - 13:14

Caminhão derruba poste em cima de carro

O acidente foi provocado por um problema que se torna, cada vez mais, recorrente: o transporte de cargas com excesso de altura. Nesta quarta-feira, dia 10, essa infração contra as normas do transito ocorreu na cidade de Dourados e, por pouco, não acaba em tragédia. Um caminhão transportando uma guindaste que estava com o "braço mecânico" acima do limite de 4,5 metros de altura, permitido para zona urbana, enroscou o equipamento na redes de energia provocando uma série de prejuízos.

O primeiro foi o imediato desabastecimento de energia na região, impactando 40 clientes. Depois, com o deslocamento que puxou os cabos, ocorreu a quebra de um poste que acabou caindo em cima de um carro. O veículo estava estacionado em frente à Escola Municipal Maria da Rosa Antunes da Silveira Câmara. Com o impacto e peso da estrutura de concreto com um transformador, o veículo ficou completamente destruído.

Para reconstruir a rede e restabelecer o fornecimento de energia, a Enersul mobilizou 4 equipes com 12 técnicos que, em menos de duas horas, normalizaram o abastecimento. Quando há esse tipo de acidente o motorista é quem vai arcar com todas as despesas, um prejuízo e, ao mesmo tempo, um problema para a comunidade que poderia ser evitado se todos respeitassem os limites de altura para cargas em áreas urbanas.

Afinal as redes de serviço, como a de energia elétrica, seguem normas da ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas, que determinam a altura mínima, de segurança, para a fiação ser instalada. A de baixa tensão, que fica mais próxima ao solo, é instalada a, pelo menos, 5,5 metros de altura, um metro acima do limite máximo para cargas.

SIGA-NOS NO Google News