Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Camex mantém estimativa de crescimento das exportações

Cristina Indio do Brasil / ABr - 07 de junho de 2004 - 19:05

A expectativa de crescimento das exportações de US$ 72 bilhões em 2003 para US$ 82 bilhões este ano não deve ser alterada pela queda dos preços da soja no mercado internacional. A avaliação é do secretário executivo da Câmara de Comércio Exterior (Camex), Mário Mugnaini. Ele informou que o governo já tinha identificado a baixa nos preços. "Nós já sabíamos. Com a superprodução do Mercosul e dos Estados Unidos os preços ajustaram-se".

Mugnaini explicou que a queda dos preços da soja será compensada pelo aumento das exportações de manufaturados como automóveis, aviões, tratores e caminhões. "Se há perdas por um lado, há ganhos de outro. Na realidade não há uma modificação substancial no nosso programa de atingir 82 bilhões de dólares", disse.

O secretário executivo da Camex afirmou que há ainda o crescimento da exportação de certos produtos de maior valor agregado como telefone móvel, informática e serviços. "Mesmo certos produtos que são de menor valor agregado, como o açúcar, estamos aumentando a entrada em outros mercados", revelou

Mugnaini lembrou a declaração do ministro do Desenvolvimento, Luiz Fernando Furlan, de que com a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Siria e à Líbia houve crescimento de 800% no valor das exportações para aqueles países. "Isso evidentemente pode ser pequeno em valor, mas aumentar em 800% compensa muitas das coisas que não eram vendidas. Isso significa novos mercados com maior quantidade de produtos industrializados".

O secretário executivo informou que os setores automobilístico, de máquinas agrícolas e de bens de capital de um modo geral são os que estão respondendo muito bem ao desafio exportador.

Mário Mugnaini deu as declarações após participar das discussões do primeiro dia da Rio Trade Week, na sede do BNDES.

SIGA-NOS NO Google News