Cassilândia, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

18/01/2007 09:35

Câmara - Soma de apoios declarados indica 2º turno

Marcos Chagas/ABr

Brasília - A soma dos apoios declarados oficialmente aos três candidatos à Presidência da Câmara indica a possibilidade de um segundo turno na eleição. O candidato petista Arlindo Chinaglia (SP) poderia ter 200 votos, e o atual presidente da Câmara e candidato à reeleição, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), 132 votos. Gustavo Fruet, candidato pela "terceira via", poderia chegar a 92 votos. Para alcançar esses números, todos eles têm que ter, na votação em plenário, o total dos votos de seus partidos e dos demais parlamentares que levaram outros partidos a apoiá-los oficialmente.

Chinaglia alcançaria os 200 votos caso toda a bancada de seu partido, o PT (84 deputados) votasse coesa em seu nome. Ele teria também de obter a repetição, entre os 90 deputados do PMDB, dos 45 votos, entre os 64 presentes à reunião que definiu o apoio oficial do partido a seu nome. No PR (fusão do PL-PSC-Prona), ele também precisaria obter, na eleição oficial, os votos, entre os 33 deputados do partido, dos 27 parlamentares que decidiram, em reunião do partido, apoiá-lo.

O deputado do PT também obteve a preferência dos votos no PP, com 22 dos 41 votos. No PTB, a tendência pró-Chinaglia se repetiu: de uma bancada de 24 deputados, 22 optaram por ele.

Da mesma forma, Aldo Rebelo alcançaria os 129 votos levando-se em conta o apoio integral dos partidos que participam de sua aliança: PFL, PSB e PCdoB. O PFL tem uma bancada de 65 deputados, e o PCdoB conta com 13 votos. No PSB, a bancada é de 27 parlamentares. No entanto, dois afirmaram que não votarão no comunista.

Fora esses prováveis votos, pelas reuniões das bancadas que apoiaram Chinaglia, o presidente da Câmara contaria com 11 votos no PMDB, seis no PR, nove no PP e três no PTB. Estes cálculos não levam em conta os ausentes das reuniões das bancadas nem o fato novo que foi a candidatura de Gustavo Fruet, decidida ontem.

O candidato da terceira via contabiliza 90 votos um dia após o lançamento de sua candidatura, levando em conta que terá os 66 votos do PSDB e os 22 do PPS. Este último anunciou o apoio oficial à sua candidatura. Além destes votos ele contabiliza os de Fernando Gabeira (PV-RJ) e Luiza Erundina (PSB-SP). Na eleição feita na bancada do PP, Fruet recebeu dois votos, o que, teoricamente, lhe garantiria 92 votos.

Entre os tucanos, a decisão de apoio ao candidato da terceira via será oficializada na próxima terça-feira. No entanto, o líder Jutahy Júnior (BA) já adiantou que o partido deverá oficializar apoio à candidatura de Fruet.

Diante destas contas, teoricamente, 424 parlamentares já se comprometeram, de público, com alguma das três candidaturas. Neste caso, dos 513 deputados, 89 não se decidiram ou não manifestaram sua intenção de voto.

Com apoios institucionais garantidos em importantes partidos, Arlindo Chinaglia considera que, agora, é a hora de conversar pessoalmente com cada parlamentar. “Eu preciso dialogar diretamente com todas as bancadas”, afirmou.

Aldo Rebelo tem repetido, diariamente, ter apoio em todos os partidos representados na Câmara dos Deputados. Em vez de apoios institucionais, Rebelo tem dado prioridade às conversas individuais ou com lideranças regionais, como os governadores. Hoje ele teve um encontro com o aliado Eduardo Campos (PSB), governador de Pernambuco, para discutir uma reunião a ser realizada com a bancada pernambucana.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)