Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Câmara recebeu 400 mensagens sobre uso de passagens

Agência Câmara - 29 de junho de 2009 - 18:36

As denúncias sobre o uso da cota de passagens aéreas da Câmara levaram à Ouvidoria da Casa centenas de reclamações. Foram quase 400 mensagens indignadas, em tom de desabafo e desilusão. O ouvidor da Câmara, deputado Mário Heringer (PDT-MG), divulgou um documento aos parlamentares com uma análise sobre as manifestações.

Ele observou a importância de o Parlamento estar atento a esse canal de comunicação, para que possa recuperar "de verdade, em bases sólidas", a sua credibilidade. "Há verdades e estigmas [nas críticas ao Legislativo]. As verdades nós temos que trabalhar para corrigir, não podemos fingir que não estamos vendo; vamos resolver", disse.

"E a parte do estigma é aquela já consolidada no subconsciente da população: que deputado com um mandato tem aposentadoria integral; que o deputado tem carro e chofer de graça - essas coisas não são verdadeiras, assim como uma série de outros preconceitos. Então, precisamos desconstruir as imagens estigmatizadas e reconhecer as realidades e os nosso erros, corrigindo-os", acrescentou.

Avanços
Para os que sugeriram a volta do regime militar, Mário Heringer lembra que, naquele período, não havia transparência nem mecanismos de controle do Poder Público. O ouvidor destaca que mudanças no sentido da transparência devem ser consideradas pela Câmara para atender aos apelos da sociedade.

"Na verdade, em alguns momentos ficamos assim: 'Isso não pode, isso não podia, isso não tinha previsão legal, não é ilegal'. Mas a sociedade mudou, ela enxerga muito mais. Na época do regime militar, não tínhamos internet, as coisas não funcionavam, tínhamos um regime que não permitia essa divulgação. Agora, o mundo mudou, a realidade é outra. O Parlamento não pode ficar atrasado em relação à sociedade", ressaltou.

De acordo com Mário Heringer, as quase 400 mensagens recebidas pela Ouvidoria representam apenas 20% das manifestações enviadas pelos cidadãos à Câmara, pois existem vários canais de comunicação entre a Casa e a sociedade. Ele trabalha para unificar esses canais e divulgar, de forma periódica, as informações que chegam.

Pelo site da Câmara, é possível enviar mensagens aos deputados, por meio de serviços como a Ouvidoria, o "fale conosco" e o "fale com o deputado". Também é possível fazer uma ligação gratuita pelo Disque-Câmara, no telefone 0800 619 619.

SIGA-NOS NO Google News