Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Câmara pode permitir que aluno ensine em cursinho

Agência Câmara - 18 de março de 2004 - 09:12

Os estudantes universitários poderão trabalhar como professores em cursos pré-vestibulares populares se o Projeto de Lei 2883/04, do deputado Chico Alencar (PT-RJ), for aprovado pelo Congresso Nacional.
O autor destaca a dificuldade que os jovens das camadas mais pobres enfrentam na busca de uma vaga no ensino superior. "Não só porque ainda cedo são obrigados a trabalhar, mas também porque a escola pública não oferece um ensino que lhes permita concorrer, em igualdade de condições, com o estudante das classes mais abastadas", afirma.

Cursinhos populares
Chico Alencar lembra ainda que o aluno da classe média tem condições de se matricular em um curso pré-vestibular, o que não acontece com os estudantes de famílias mais humildes. "Para enfrentar esse problema, pastorais e sindicatos criaram os cursos pré-vestibulares populares ou comunitários". No entanto, ele ressalta que esses cursos contam essencialmente com trabalho voluntário, o que causa constante substituição de professores.
O deputado explica que o projeto permite a contagem do tempo de aulas ministradas pelos universitários como jornada de atividade em estágio, "reconhecendo e aproveitando, para fins de currículo universitário, um trabalho social relevante."

Trâmite
A proposta, que tramita em regime conclusivo, está na Comissão de Educação e Cultura, onde aguarda designação de relator. Em seguida, seguirá para análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Redação.

Reportagem - Natalia Doederlein

SIGA-NOS NO Google News