Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Câmara participa de manifestação a favor do Cerrado

Agência Câmara - 07 de setembro de 2004 - 10:17

A Rede Cerrado, integrada por diversas entidades sócio-ambientais, promoverá manifestação intitulada "O Grito do Cerrado" na Esplanada dos Ministérios, nas próximas quinta (9) e sexta-feiras (10). No sábado (11), comemora-se o Dia Nacional do Cerrado.
O evento prevê a realização de mesa-redonda na Câmara dos Deputados, no auditório Freitas Nobre, para debater as Propostas de Emenda à Constituição (PECs) 115/95 e 150/95, que elevam o Cerrado e a Caatinga à categoria de patrimônio nacional.

O debate será na quinta-feira, às 10 horas.

Exposições
Na sexta-feira, também às 10 horas, será aberta na Câmara a exposição "Ciência na Praça", que reúne pesquisas técnico-científicas sobre a flora, fauna, ecologia e conservação do Cerrado. A mostra, elaborada pela Universidade de Brasília e pela Embrapa, será instalada no corredor de acesso ao auditório do anexo IV da Casa.
Ainda na sexta-feira, entre 8 e 18 horas, a exposição "Cerrado da Trijunção", com aquarelas de Robin MacGregor, estará em exibição no corredor de acesso ao Plenário Ulysses Guimarães.

Cerrado em perigo
As pesquisas denunciam a devastação de pelo menos 53% do bioma (conjunto de seres vivos de uma área) Cerrado, que abrange quase 2 milhões de km² (22% do território brasileiro). Se persistirem os atuais índices de degradação, a região deixará de existir em apenas 30 anos.
Considerado o berço das águas, o Cerrado é a mais rica savana do mundo e abriga córregos e rios formadores das principais bacias hidrográficas da América do Sul. Dos 12 rios que mais correm perigo no mundo, três recebem águas desse bioma: Tocantins, Amazonas e Prata.

SIGA-NOS NO Google News