Cassilândia, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

20/03/2010 10:16

Câmara Legislativa do DF convoca eleições indiretas em 30 dias

Agência Brasil

A Câmara Legislativa do Distrito Federal decidiu hoje (19) que vai realizar eleições indiretas em 30 dias para a escolha dos substitutos do governador cassado José Roberto Arruda (sem partido) e do vice-governador Paulo Octávio (também sem partido), que renunciou ao cargo.

A decisão foi anunciada nesta sexta-feira pelo presidente interino da Casa, Cabo Patrício (PT), logo após uma reunião da Mesa Diretora com o presidente em exercício do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), João de Assis Mariosi. Também participaram do encontro os deputados Eliana Pedrosa (DEM), Paulo Tadeu (PT) e Milton Barbosa (PSDB).

Segundo Patrício, a orientação do TRE é de que a Câmara Legislativa siga o que determina a Constituição Federal, realizando a eleição indireta 30 dias após a vacância dos cargos sem esperar pela alteração da Lei Orgânica do Distrito Federal, já aprovada em primeiro turno nesta quarta-feira (17). Com isso, as eleições devem acontecer no dia 16 de abril, já que a Câmara foi notificada ontem (18) da decisão do TRE.

A própria Procuradoria-Geral da Câmara Legislativa já havia dado parecer semelhante, embora a Lei Orgânica do Distrito Federal – que é questionada no Supremo Tribunal Federal – estabeleça a substituição por linha sucessória, com o que deveriam ser conduzidos ao governo o presidente da Câmara, seguido, se necessário, pelo vice-presidente da Casa Legislativa ou pelo presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal.

A eleição só não ocorrerá caso a defesa de Arruda derrube a cassação do mandato do governador, determinada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Distrito Federal na última terça-feira (16), por Arruda ter se desfiliado do Democratas.

Ainda segundo o deputado, devido ao ineditismo da situação, ainda restam muitas dúvidas sobre a realização da eleição, como sobre a inscrição dos candidatos e sobre quantos candidatos poderão se inscrever por partido.

De acordo com o deputado Paulo Tadeu, Brasília vive a maior crise da história. “Nós vamos eleger um governador para um período curto, de no máximo oito meses, e o papel desse novo governador e vice, é tirar Brasília da crise”, disse. Segundo o deputado, um erro da Câmara nesta escolha, contribuirá de forma decisiva para intervenção federal em Brasília.

Os advogados de Arruda têm até segunda-feira (22) para apresentar recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

“Se no TSE, José Roberto Arruda conseguir uma liminar que anule as eleições, elas ficarão suspensas, mas por enquanto o prazo está correndo na Câmara”, afirmou Cabo Patrício. Segundo ele a Procuradoria da Câmara Legislativa consultará advogados constitucionalistas e solicitará que eles acompanhem todo o processo das eleições indiretas.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)