Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Câmara inicia sessão para votar processo contra deputado

Iolando Lourenço/ABr - 15 de março de 2006 - 17:19

A Câmara iniciou, há pouco, a sessão deliberativa destinada à votação do processo contra o deputado Pedro Henry (PP-MT). Ele foi acusado pelo ex-deputado Roberto Jefferson de ser um dos responsáveis pela distribuição do chamado "mensalão" entre deputados do PP. As comissões parlamentares mistas de inquérito (CPMIs) dos Correios e da Compra de Votos recomendaram à Câmara a abertura de processo de cassação de Henry por quebra de decoro.

Por 9 votos a 5, o Conselho de Ética rejeitou o parecer do deputado Orlando Fantazzini
(Psol-SP), que recomendava a cassação de Pedro Henry por quebra de decoro. Com a rejeição, o conselho aprovou, pelo mesmo placar, relatório do deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP) recomendando a absolvição de Henry. Com isso, o plenário da Câmara vai votar o parecer vencedor no Conselho de Ética, que é pela absolvição do ex-líder do PP.

Para que Pedro Henry seja absolvido e o processo contra ele, arquivado, os deputados deverão votar favoravelmente à recomendação do conselho. No entanto, se 257 deputados votarem contra o parecer, Pedro Henry será cassado e perderá parte dos direitos políticos.

O deputado Benedito de Lyra (PP-AL) foi designado e já fez a leitura do relatório do conselho, em substituição a Carlos Sampaio, que terá de relatar, na noite de hoje, o processo que recomenda a cassação do mandato de Pedro Corrêa (PP-PE).

Pedro Henry encerrou, há pouco, sua defesa. Em seguida, os deputados que quiserem discutir o processo poderão fazê-lo, para, então, dar início à votação do processo, que é secreta e feita em cédulas de papel.

SIGA-NOS NO Google News