Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Câmara e CNBB lançam campanha por segurança no trânsito

Agência Câmara - 17 de setembro de 2007 - 15:40

A Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançam amanhã a campanha "Dez Mandamentos do Trânsito Seguro". A campanha, que tem o apoio da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) e do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), pretende distribuir, em todo o País, 10 milhões de cartilhas com orientações de segurança. Essa cartilha é inspirada no documento "Os Dez Mandamentos do Trânsito", criado pelo Vaticano em junho deste ano.

Os acidentes de trânsito são hoje uma das principais causas de morte no País. A cada ano, são cerca de 35 mil vítimas fatais. Metade das vítimas são jovens e 60% dos acidentes envolvem embriaguez. "Além de investimento em infra-estrutura e fiscalização mais rigorosa, é fundamental mudar a atitude do cidadão. Só assim, reduziremos as mortes", afirma o presidente da frente, deputado Beto Albuquerque (PSB-RS).

Apesar da legislação, nos últimos três anos, as lesões e mortes no trânsito cresceram 9%. De acordo com dados recentes da Organização Mundial da Saúde, o Brasil tem prejuízos de R$ 22 bilhões com os acidentes de trânsito.

Além da campanha de educação, a Frente vai reivindicar a aplicação integral de cerca de R$ 1 bilhão arrecadados com multas para o Fundo Nacional para Segurança e Educação no Trânsito (Funset). "Esses recursos seriam muito importantes para melhorar a infra-estrutura de trânsito, equipar as polícias e realizar campanhas educativas", afirma Albuquerque.

Foram convidados para participar do lançamento, que abre a Semana Nacional do Trânsito, o vice-presidente da CNBB, dom Luiz Soares Vieira; o diretor do Denatran Alfredo Peres; e o presidente da frente, deputado Beto Albuquerque.

SIGA-NOS NO Google News