Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Câmara discute a importação de carcaças de pneus

Caio d´Arcanchy/ABr - 12 de agosto de 2004 - 09:47

A importação de carcaças de pneus, matéria prima utilizada para a recauchutagem, foi discutida ontem à tarde, na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados, diante da recusa do governo em apoiar a transação, por considerar que o material disponível no país supre as necessidades de mercado.

Segundo os representantes dos ministérios do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e do Meio Ambiente, antes de se pensar em importar o produto é preciso garantir a boa qualidade da carcaça nacional. O coordenador geral de Controle e Qualidade Ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Márcio Rosa Rodrigues de Freitas, afirmou que o interesse da área ambiental é que “ou não se gere resíduo, ou que o resíduo gerado possa ser reciclado”. Segundo ele a importação de carcaças só amplia o problema de acúmulo de resíduos no país.

Já a indústria de recauchutagem contesta a proibição, por considerar que isso pode colocar em crise um mercado que gera mais de 60 mil postos de trabalho, com faturamento estimado em mais de R$ 3 bilhões por ano. O presidente da Associação Brasileira dos Recauchutadores, Paulo Fernando Moreira, defende que a legislação sobre o assunto seja revisada. “Nós não podemos fazer leis para engessar o Brasil”, disse.

O autor do requerimento para a realização da audiência, deputado Jovino Cândido (PV/SP), disse que o saldo da discussão é positivo. “O objetivo foi enfrentarmos o assunto e regulamentarmos de uma vez por todas esse assunto tão importante para a economia nacional”, disse. “Mas é preciso, como foi muito bem colocado, discutir a questão da segurança e do meio ambiente”, salientou.

SIGA-NOS NO Google News