Cassilândia, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

11/06/2004 14:09

Câmara deve votar semana que vem projeto sobre inspeção

Agência Câmara

O projeto de lei sobre inspeção veicular será votado na próxima semana na Câmara dos Deputados. Prevista no Código Brasileiro de Trânsito, que já tem sete anos, a inspeção técnica veicular até hoje não foi implantada no país. Uma proposta que determina as normas referentes à inspeção, de iniciativa do Legislativo, começou a ser analisada pelo Congresso Nacional em 2001. O projeto de lei implanta a inspeção obrigatória de todos os veículos do país uma vez por ano. O relatório do projeto será discutido e votado na comissão especial que trata do assunto na próxima terça-feira (15), na Câmara.

Pela proposta, os proprietários de carros terão que pagar tarifa de serviços de inspeção veicular. Para o relator da matéria, deputado José Mentor (PT-SP), o gasto adicional será retribuído em forma de segurança e menos poluição nas vias.

A inspeção obrigatória irá verificar as condições de segurança e o controle de gases poluentes e de ruídos dos veículos, conforme normas técnicas que deverão ser fixadas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama).

Um grupo interministerial com a participação do ministério das Cidades, do Meio Ambiente, Justiça e Transportes foi criado para estudar o assunto e realizar consultas públicas sobre o tema. O ministro das Cidades, Olívio Dutra, chegou a visitar a Câmara com a intenção de agilizar a tramitação da proposta.

A questão da segurança e da poluição nas grandes cidades são os principais argumentos utilizados para a inspeção veicular sair do papel. Estima-se que cerca de metade da frota nacional de 20 milhões de carros tenha mais de 10 anos o que agrava as condições de tráfego nas estradas. Um terço da frota circula sem condições, colocando em risco a vida do condutor, de outros motoristas e dos pedestres.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)