Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Câmara deve votar semana que vem projeto sobre inspeção

Agência Câmara - 11 de junho de 2004 - 14:09

O projeto de lei sobre inspeção veicular será votado na próxima semana na Câmara dos Deputados. Prevista no Código Brasileiro de Trânsito, que já tem sete anos, a inspeção técnica veicular até hoje não foi implantada no país. Uma proposta que determina as normas referentes à inspeção, de iniciativa do Legislativo, começou a ser analisada pelo Congresso Nacional em 2001. O projeto de lei implanta a inspeção obrigatória de todos os veículos do país uma vez por ano. O relatório do projeto será discutido e votado na comissão especial que trata do assunto na próxima terça-feira (15), na Câmara.

Pela proposta, os proprietários de carros terão que pagar tarifa de serviços de inspeção veicular. Para o relator da matéria, deputado José Mentor (PT-SP), o gasto adicional será retribuído em forma de segurança e menos poluição nas vias.

A inspeção obrigatória irá verificar as condições de segurança e o controle de gases poluentes e de ruídos dos veículos, conforme normas técnicas que deverão ser fixadas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama).

Um grupo interministerial com a participação do ministério das Cidades, do Meio Ambiente, Justiça e Transportes foi criado para estudar o assunto e realizar consultas públicas sobre o tema. O ministro das Cidades, Olívio Dutra, chegou a visitar a Câmara com a intenção de agilizar a tramitação da proposta.

A questão da segurança e da poluição nas grandes cidades são os principais argumentos utilizados para a inspeção veicular sair do papel. Estima-se que cerca de metade da frota nacional de 20 milhões de carros tenha mais de 10 anos o que agrava as condições de tráfego nas estradas. Um terço da frota circula sem condições, colocando em risco a vida do condutor, de outros motoristas e dos pedestres.

SIGA-NOS NO Google News