Cassilândia, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

14/06/2007 18:17

Câmara declara inconstitucional projeto da lista fechada

Priscilla Mazenotti e Yara Aquino, da Agência Brasil

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara declarou inconstitucional o projeto 1210/07, que faz parte da reforma política e prevê o voto em lista fechada. A decisão não deve afetar a discussão e votação da proposta em plenário, já que a Mesa da Câmara declarou nula a decisão da CCJ.

O voto do relator da matéria na Comissão, deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), favorável à inconstitucionalidade foi aprovado por unanimidade em votação simbólica. Imediatamente, o segundo presidente da Mesa, que presidia a sessão no plenário, deputado Inocêncio Oliveira (PR-PE), anulou o parecer de Arnaldo Faria de Sá.

O presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia, que participava de seminário sobre a reforma política fora da Casa, afirmou que a movimentação não altera o andamento do projeto. “O parecer do relator é sempre opinativo, ao final cabe ao plenário decidir quanto a constitucionalidade e quanto ao mérito. Portanto, salvo melhor avaliação, essa decisão não altera um milímetro, continuará sendo discutido em plenário”.

O relator da reforma política, deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO) classificou como “tentativas de esperteza” a manobra da CCJ de declarar a inconstitucionalidade do projeto. Caiado já leu em plenário seu parecer favorável ao projeto o que impede que a tramitação seja interrompida. “Isso é matéria vencida. O parecer já foi ontem, estamos na fase final da discussão, então depois vamos para a votação”, afirmou.

O projeto começou ser debatido ontem (13) em plenário, mas por falta de acordo a votação foi adiada para a próxima semana. A proposta prevê que cada partido ou federação poderá registrar candidatos em listas pré-ordenadas para a Câmara dos Deputados, Câmara Legislativa, assembléias legislativas e câmaras municipais. A ordem dos candidatos na lista partidária corresponderá à quantidade de votos por eles obtidos na convenção, em ordem decrescente.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)