Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Câmara busca incentivo fiscal ao biodiesel

Fernanda Mathias e Malu Prado / Campo Grande News - 10 de agosto de 2005 - 10:53

Instalada esta manhã em solenidade no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, a Câmara Setorial do Biodiesel de Mato Grosso do Sul terá como primeiro passo a busca de incentivos fiscais. Foi o que disse o coordenador empossado na Câmara, Flávio Aristone, que é professor na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).
O secretário de Produção e Turismo, Dagoberto Nogueira Filho, diz que a questão já vem sendo discutida com o governador de Mato Grosso do Sul, Zeca do PT e que pleiteia junto ao secretário de Receita e Controle incentivos de 80% a 90%, para indústrias que deverão estar chegando no Estado até o fim deste ano.
Aristone explicou que além da mamona existem outras matérias-primas estudadas para serem utilizadas no biodiesel, como a soja, girassol e a bocaiúva. A viabilidade do combustível, afirmou, vai depender de como ele será tributado.
Segundo o pesquisador, a Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) já desenvolve estudos direcionados à técnica de craqueamento, que seria aplicada em comunidades carentes que estão isoladas no Pantanal e poderiam produzir o combustível para subsistência. O projeto deve começar a ser implantado na prática no fim deste ano. Aristone destaque que o que existe em Mato Grosso do Sul hoje são apenas pesquisas. A ANP (Agência Nacional de Petróleo) já autorizou cinco projetos de produção de biodiesel no País e avalia outros sete, cujos detalhes não são fornecidos.
Dagoberto afirma que a princípio a grande vantagem do biodiesel é a preservação do meio ambiente mas acredita que a medida em que a escala de produção for crescendo os custos também devem cair tornando o produto interessante do ponto de vista econômico.

SIGA-NOS NO Google News