Cassilândia, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

13/06/2012 21:42

Câmara aprova projetos sobre acompanhamento de penas e prisão cautelar

Iolando Lourenço, Agência Brasil

Brasília - Projeto de lei que cria um sistema informatizado para registro de dados de acompanhamento da execução de penas foi aprovado hoje (13) pelo plenário da Câmara. A proposta tem como objetivo evitar a perda de direitos dos presos como a progressão do regime ou a liberdade por cumprimento da pena. O projeto será encaminhado agora à apreciação do Senado Federal.

De acordo com a matéria, todos os dados do sistema poderão ser acompanhados pelo juiz, por representantes do Ministério Público e pelo defensor. As informações estarão também disponíveis ao preso, ou sob custódia, e aos representantes dos conselhos penitenciários estaduais e dos conselhos de comunidade. Entre as emendas aprovadas ao projeto, estão a que trata das informações para o uso de equipamento de monitoração eletrônica pelo preso e sobre o software livre para a formatação do sistema.

Segundo o texto aprovado, deverão ser registrados e atualizados dez tipos de dados sobre o preso. Caberá ao delegado responsável lançar o nome e a filiação, data da prisão ou da internação do condenado, comunicação à família e ao defensor público, o tipo penal do crime e a pena a que está sujeito.

O juiz que proferir a decisão deverá lançar no sistema o tempo de condenação, entre outras informações. Ao diretor do presídio caberá a responsabilidade de lançar, por exemplo, os dias de trabalho ou de estudo, o atestado sobre o comportamento do preso e a ocorrência de faltas graves.

O texto aprovado também prevê que o sistema deverá ter ferramentas para calcular e informar com antecedência ao juiz, ao Ministério Público e ao defensor datas importantes como as de quando será possível obter progressão do regime ou a liberdade condicional, entre outras.



Edição: Aécio Amado

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 18 de Dezembro de 2017
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)