Cassilândia, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

09/11/2006 07:25

Câmara aprova prazo maior para respostas de advogados

Agência Câmara

A Câmara aprovou nesta quarta-feira o Projeto de Lei 6862/06, da deputada Sandra Rosado (PSB-RN). A proposta concede um dia a mais de prazo para que os advogados intimados pela Justiça por meio da imprensa oficial, no decorrer de um processo, possam exercer atos processuais – como, por exemplo, manifestar-se sobre documento ou petição apresentada pela parte contrária ou interpor recurso. Como foi aprovado conclusivamente na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, o projeto segue para análise do Senado.
O relator da proposta, deputado Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ), considerou que o aumento do prazo pode facilitar o exercício da advocacia. "É indispensável à prestação da adequada justiça que os advogados tenham tempo para analisar as peças, e a mudança não traz prejuízo à rapidez dos processos", considerou.
De acordo com o Código de Processo Civil (Lei 5869/73), o prazo dado pelo juiz ao advogado começa a contar no primeiro dia útil depois da publicação da intimação no Diário Oficial. O projeto estabelece que o prazo começa a valer no segundo dia útil.

Leitura e intimação
Sandra Rosado lembra que o único meio seguro para o advogado se informar sobre as notificações é fazer a leitura de todo o caderno do Diário Oficial reservado às intimações do Poder Judiciário. Por isso, a deputada acredita que é preciso "conferir mais um dia útil aos advogados para que os prazos comecem a correr, quando se tratar dessa modalidade de intimação presumida".
A legislação estabelece que a intimação do Ministério Público, em qualquer caso, será feita pessoalmente. Já nas cidades do interior, quando não há Diário Oficial o escrivão intima os advogados das partes pessoalmente, quando eles têm domicílio na sede do juízo, ou por carta registrada, com aviso de recebimento, quando moram fora do município sede do processo.



Reportagem - Marcello Larcher
Edição - Francisco Brandão


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)