Cassilândia, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

23/05/2006 21:06

Câmara aprova criação do programa 'Disque Idoso'

Agência Câmara

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou hoje, em caráter conclusivo e com uma emenda, o Projeto de Lei 1996/03, da deputada Lúcia Braga (PMDB-PB), que institui o programa "Disque Idoso". O objetivo é prestar atendimento a denúncias de maus-tratos e violência contra pessoas com mais de 60 anos.

O projeto será encaminhado agora à análise do Senado.

Artigo retirado
A relatora, deputada Sandra Rosado (PSB-RN), defendeu a aprovação da matéria. Na opinião dela, é dever do Estado amparar as pessoas idosas, defendendo sua dignidade e bem-estar, conforme consta do artigo 230 da Constituição Federal.
No entanto, ela apresentou emenda retirando um artigo do projeto por entender que ele é inconstitucional. O artigo retirado fixa prazo de 60 dias para que a lei seja regulamentada pelo Poder Executivo. O problema é que o Legislativo não pode obrigar outro Poder a fazer a regulamentação.
Apesar de votar favoravelmente, o deputado Fernando Coruja (PPS-SC), fez ressalvas ao projeto, afirmando que a lei, por si só, não modifica a realidade. Sua crítica é quanto ao fato de o projeto não especificar como o "Disque Idoso" seria implantado, nem o modelo de funcionamento da proposta.

Proteção deficiente
Para a autora do projeto, deputada Lúcia Braga, a proteção aos idosos no Brasil ainda se mostra bastante deficiente, apesar da vigência da Lei 8842/94, que instituiu a Política Nacional do Idoso. "É chocante saber que grande número de idosos são abandonados ou padecem de maus-tratos praticados muitas vezes pela própria família", afirma.
O "Disque Idoso", segundo ela, poderá prestar as orientações e a assistência que se fizerem necessárias em cada caso.



Reportagem - Newton Araújo Jr.
Edição - Noéli Nobre

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)