Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Câmara aprova companheiro homossexual em plano de saude

Agência Câmara - 10 de março de 2006 - 20:50

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou na quarta-feira (8) o Projeto de Lei 2383/03, da deputada Maninha (Psol-DF), que proíbe as operadoras de planos de saúde de criar restrições à inscrição de companheiros homossexuais como dependentes. O projeto foi aprovado na forma de substitutivo apresentado pelo relator, deputado Alexandre Cardoso (PSB-RJ), que fez ajustes à redação do texto original, sem alterar seu conteúdo.
Em enquete realizada pela Agência Câmara de Notícias entre os dias 17 de fevereiro e 5 de março, 66% dos entrevistados (367 votos) disseram que concordam com o projeto de lei. Os que responderam que não concordam somam 166 votos, ou 30% dos entrevistados. Vinte e três pessoas (4%) disseram não saber responder à pergunta.

Afronta disfarçada
Ao apresentar o projeto, a deputada Maninha argumentou que as operadoras de planos de saúde criam restrições à inscrição de pessoas como dependentes de outras em razão de pertencerem ao mesmo sexo, "em verdadeira afronta ao direito da liberdade de opção sexual garantido na Constituição Federal". Ela afirmou que, na maioria das vezes, a restrição é feita de forma disfarçada.
Já o relator, deputado Alexandre Cardoso, destacou que o projeto está de acordo com o princípio constitucional da isonomia e com um dos objetivos fundamentais da República: o de promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

Tramitação
O projeto foi aprovado em caráter conclusivo e, caso não seja interposto recurso em contrário, será encaminhado para o Senado.

Reportagem - Luiz Claudio Pinheiro
Edição - Pierre Triboli


SIGA-NOS NO Google News