Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Camapuã sedia 27º Expocam de 7 a 15 de maio

APn - 03 de maio de 2005 - 09:10

De 7 a 15 de maio Camapuã realiza o mais importante evento de seu calendário pecuário: a 27ª Expocam. A feira aumentou em relação à edição passada e pretende, com isso, atingir faturamento 15% maior que os R$ 7 milhões de 2004, segundo o presidente da Acricam (Associação dos Criadores de Camapuã) , Roberto Suassuna.

O gerente da cooperativa Sicredi, Elias de Souza, destaca que dentre os 310 associados, 80% são produtores rurais, a principal força econômica de Campuã. Além disso, a Sicred através de seus outros associados, sente o reflexo da movimentação nos diversos ramos econômicos. “Em nosso calendário e acredito que no da cidade é o evento mais importante do ano”, avalia o gerente.

Os produtores poderão contar com linhas de financiamento do Banco do Brasil, dentre elas o FCO (Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste), que com taxas anuais de 8,75% a 10,75% ao ano é hoje o dinheiro mais barato do mercado.

Desta vez serão 22 leilões, sete a mais que no ano de 2004, com oferta de matrizes, reprodutores P.O. (Puros de Origem), animais de corte, bezerros, nelore mocho e padrão, animais da raça dervon, pardo suíço, guzerá, além de ovinos e cavalos crioulos, estes últimos estreando na Expocam. O circuito de leilões já começou no dia 30 de abril (sábado) com dois certames: o Leilão Virtual Corte MS e o 1º Leilão Tropa de Serviço. A partir daí estão programados leilões de gado leiteiro, ovinos, corte, elite, matrizes e animais de cruzamento industrial.


Excelência em bezerros

A vice-presidente do Sindicato Rural de Camapuã, Izabel Cristina Rodrigues da Cunha, observa que a Expocam não beneficia somente o setor rural, mas todos os segmentos econômicos, passando pela gastronomia, hotelaria e turismo. Com rebanho de cerca de 800 mil cabeças, o município, que tem 16 mil habitantes, fundamenta sua economia na agropecuária.


Palestras e Julgamentos

O circuito de palestras terá quatro eventos, sempre a partir de 9h. O primeiro deles, no dia 9 de maio, tratará de IATF (Inseminação Artificial em Tempo Fixo), conduzido pela médica veterinária mestre em reprodução animal, Cláudia Queiroz de Almeida. No dia 10 de maio o manejo reprodutivo de ovinos será abordado por Luiz Otávio Carneiro, médico veterinário e mestrado e produção animal. Em 11 de maio a palestra será sobre reflorestamento de plantio de eucalipto, com Rubens Nogueira da Rosa, engenheiro florestal e o coordenador da Câmara Setorial e também engenheiro Luiz Calvo Ramires. A programação será encerrada com a palestra sobre enfoque da mineralização e nutrição da produção de leite a pasto, proferida por Mário Renck Real.

Para os julgamentos está confirmada a participação de 170 animais de argolas, de 20 expositores. A pesagem será no dia 11 de maio. O início dos julgamentos nas categorias nelore padrão e mocho será às 8h30 do dia 12 de maio, com a final e entrega de troféus em 13 de maio, sexta-feira.


Eventos

O público estimado para esta edição da Expocam é de cinco mil pessoas ao dia, mil a mais que no ano passado. Desta vez, afirma Suassuna, o evento foi “recheado” com mais atrações para turbinar o sucesso das noites. No sábado, 7 de maio, a Banda Tentação se apresenta às 21 horas, seguida do Baile do Ano, com o Grupo Balanceira; no domingo, dia 8, mais uma vez a Banda Tentação se apresenta e depois a dupla Luís Goiano e Girsel da Viola; a segunda-feira a Banda Tentação será sucedida por Jade e Jadson; terça-feira, 10 de maio é de dia de show com Axé Feitiço e na quarta-feira, dia 11 de maio, quem se apresenta é a dupla do momento Gilson e Júnior; na quinta-feira haverá várias atrações no Baile 5ª Universitária e na sexta-feira, dia 13 de maio será o 3º Baile Café no Bule com o Grupo Karandá; a penúltima noite contará com o 3º Baile do Fazendeiro com Marlon Maciel e Grupo e a festa será encerrada no domingo, 15 de maio, com a 1ª Domingueira Dance Dj André e Convidados.

Os rodeios de provas de laço são outras estrelas da Expocam. A abertura do rodeio profissional será no dia 15 de maio, às 21h com rodadas nas noites de 13 de maio e 14 de maio, sábado. A final e entrega de prêmios será às 21h do domingo, dia 15. Também na sexta-feira, dia 13, será aberta a inscrição do Laço Comprido e às 15h haverá disputa de Vaca Gorda. No sábado, dia 14 de maio, logo cedo, às 6h30, tem disputa de laço comprido e também na manhã de domingo, às 6h10. A final do torneio está marcada para às 16h30 do domingo, com entrega de prêmios.

Serão 15 estandes com participação do Ministério da Agricultura, Abastecimento e Pecuária, ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu) e da Nelore. Outros 30 estandes estarão montados na praça de alimentação, especialmente reestruturada para esta edição da Expocam. Também passou por melhorias a Casa do Fazendeiro, onde ocorrem as confraternizações anteriores aos leilões e no recinto de leilões foi instalada balança para pesagem de animais. O encerramento da Expocam será às 22 horas de 15 de maio, com show pirotécnico.

Expocam

SIGA-NOS NO Google News