Cassilândia, Terça-feira, 06 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

03/05/2005 09:10

Camapuã sedia 27º Expocam de 7 a 15 de maio

APn

De 7 a 15 de maio Camapuã realiza o mais importante evento de seu calendário pecuário: a 27ª Expocam. A feira aumentou em relação à edição passada e pretende, com isso, atingir faturamento 15% maior que os R$ 7 milhões de 2004, segundo o presidente da Acricam (Associação dos Criadores de Camapuã) , Roberto Suassuna.

O gerente da cooperativa Sicredi, Elias de Souza, destaca que dentre os 310 associados, 80% são produtores rurais, a principal força econômica de Campuã. Além disso, a Sicred através de seus outros associados, sente o reflexo da movimentação nos diversos ramos econômicos. “Em nosso calendário e acredito que no da cidade é o evento mais importante do ano”, avalia o gerente.

Os produtores poderão contar com linhas de financiamento do Banco do Brasil, dentre elas o FCO (Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste), que com taxas anuais de 8,75% a 10,75% ao ano é hoje o dinheiro mais barato do mercado.

Desta vez serão 22 leilões, sete a mais que no ano de 2004, com oferta de matrizes, reprodutores P.O. (Puros de Origem), animais de corte, bezerros, nelore mocho e padrão, animais da raça dervon, pardo suíço, guzerá, além de ovinos e cavalos crioulos, estes últimos estreando na Expocam. O circuito de leilões já começou no dia 30 de abril (sábado) com dois certames: o Leilão Virtual Corte MS e o 1º Leilão Tropa de Serviço. A partir daí estão programados leilões de gado leiteiro, ovinos, corte, elite, matrizes e animais de cruzamento industrial.


Excelência em bezerros

A vice-presidente do Sindicato Rural de Camapuã, Izabel Cristina Rodrigues da Cunha, observa que a Expocam não beneficia somente o setor rural, mas todos os segmentos econômicos, passando pela gastronomia, hotelaria e turismo. Com rebanho de cerca de 800 mil cabeças, o município, que tem 16 mil habitantes, fundamenta sua economia na agropecuária.


Palestras e Julgamentos

O circuito de palestras terá quatro eventos, sempre a partir de 9h. O primeiro deles, no dia 9 de maio, tratará de IATF (Inseminação Artificial em Tempo Fixo), conduzido pela médica veterinária mestre em reprodução animal, Cláudia Queiroz de Almeida. No dia 10 de maio o manejo reprodutivo de ovinos será abordado por Luiz Otávio Carneiro, médico veterinário e mestrado e produção animal. Em 11 de maio a palestra será sobre reflorestamento de plantio de eucalipto, com Rubens Nogueira da Rosa, engenheiro florestal e o coordenador da Câmara Setorial e também engenheiro Luiz Calvo Ramires. A programação será encerrada com a palestra sobre enfoque da mineralização e nutrição da produção de leite a pasto, proferida por Mário Renck Real.

Para os julgamentos está confirmada a participação de 170 animais de argolas, de 20 expositores. A pesagem será no dia 11 de maio. O início dos julgamentos nas categorias nelore padrão e mocho será às 8h30 do dia 12 de maio, com a final e entrega de troféus em 13 de maio, sexta-feira.


Eventos

O público estimado para esta edição da Expocam é de cinco mil pessoas ao dia, mil a mais que no ano passado. Desta vez, afirma Suassuna, o evento foi “recheado” com mais atrações para turbinar o sucesso das noites. No sábado, 7 de maio, a Banda Tentação se apresenta às 21 horas, seguida do Baile do Ano, com o Grupo Balanceira; no domingo, dia 8, mais uma vez a Banda Tentação se apresenta e depois a dupla Luís Goiano e Girsel da Viola; a segunda-feira a Banda Tentação será sucedida por Jade e Jadson; terça-feira, 10 de maio é de dia de show com Axé Feitiço e na quarta-feira, dia 11 de maio, quem se apresenta é a dupla do momento Gilson e Júnior; na quinta-feira haverá várias atrações no Baile 5ª Universitária e na sexta-feira, dia 13 de maio será o 3º Baile Café no Bule com o Grupo Karandá; a penúltima noite contará com o 3º Baile do Fazendeiro com Marlon Maciel e Grupo e a festa será encerrada no domingo, 15 de maio, com a 1ª Domingueira Dance Dj André e Convidados.

Os rodeios de provas de laço são outras estrelas da Expocam. A abertura do rodeio profissional será no dia 15 de maio, às 21h com rodadas nas noites de 13 de maio e 14 de maio, sábado. A final e entrega de prêmios será às 21h do domingo, dia 15. Também na sexta-feira, dia 13, será aberta a inscrição do Laço Comprido e às 15h haverá disputa de Vaca Gorda. No sábado, dia 14 de maio, logo cedo, às 6h30, tem disputa de laço comprido e também na manhã de domingo, às 6h10. A final do torneio está marcada para às 16h30 do domingo, com entrega de prêmios.

Serão 15 estandes com participação do Ministério da Agricultura, Abastecimento e Pecuária, ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu) e da Nelore. Outros 30 estandes estarão montados na praça de alimentação, especialmente reestruturada para esta edição da Expocam. Também passou por melhorias a Casa do Fazendeiro, onde ocorrem as confraternizações anteriores aos leilões e no recinto de leilões foi instalada balança para pesagem de animais. O encerramento da Expocam será às 22 horas de 15 de maio, com show pirotécnico.

Expocam

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 06 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
09:00
Maternidade
Segunda, 05 de Dezembro de 2016
21:32
Loteria
13:15
Cassilândia
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)