Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Calote cai no MS e inadimplência no Brasil cresce

05 de novembro de 2004 - 07:17

Em setembro, a cada mil cheques compensados no MS, 56 foram devolvidos por insuficiência de saldo
Quantidade de cheques devolvidos por falta de fundos aumenta 6,2% em setembro no país
Pré-datados nos Dias dos Namorados e dos Pais podem ter influenciado na alta da inadimplência

Outubro de 2004 - De cada mil cheques compensados em setembro de 2004, no Estado do Mato Grosso do Sul, 56 foram devolvidos por falta de fundos, de acordo com levantamento realizado pela CheckOK, empresa de verificação eletrônica de crédito. Ou seja, uma variação negativa de 13,7% na comparação com setembro de 2003, quando foram devolvidos 65 cheques em cada mil compensados. Em relação a agosto de 2004, a taxa de inadimplência registrou variação negativa de 7,1%, com 61 devoluções para cada mil cheques depositados.

Depois de seis meses de quedas consecutivas a taxa de inadimplência no País volta a crescer. Em setembro, o total de cheques devolvidos por falta de fundos em todo o país teve uma variação positiva de 6,2%, na comparação com o mesmo mês de 2003, de acordo com o levantamento da CheckOK, empresa de verificação eletrônica de crédito. Do total de 172 milhões de cheques compensados no mês passado, 54 em cada lote de mil não tinham saldo suficiente. Em setembro de 2003, a quantidade foi de 51 cheques sem fundos para cada mil compensados. Em relação a agosto deste ano, quando foram devolvidos 50 documentos para cada mil depositados, houve variação positiva de 8%.

De janeiro a setembro deste ano, 83,3 milhões de cheques foram devolvidos por falta de fundos, quantidade menor registrada para o mesmo período desde 2002, quando foram devolvidos 86,7 milhões de cheques por insuficiência de saldo.

Em São Paulo, estado com maior volume de cheques compensados no País (mais de 67 milhões de unidades), 47 cheques em cada mil compensados foram devolvidos por falta de fundos, de acordo com os dados da CheckOK. Esse total é 2,5% maior do que a variação registrada em setembro de 2003, quando foram devolvidos 46 cheques para cada lote de mil compensados. Em relação a agosto de 2004, quando foram devolvidos 44 cheques em cada mil depositados, houve variação positiva, de 5,8%.

Nos primeiros nove meses de 2004 foram devolvidos 29 milhões de documentos por falta de fundos em São Paulo, quantidade menor do que a registrada no mesmo período de 2003 (33,3 milhões), 2002 (33,4 milhões) e 2001 (35,3 milhões).

No mês passado todas as regiões apresentaram alta na variação do volume de cheques sem fundos, na comparação com o mês de setembro de 2003: Norte (13,8%), Nordeste (16,2%), Sudeste (2,4%), Sul (7,1%) e Centro-Oeste (11,4%). Em relação ao mês de agosto de 2004, as regiões Norte (10,5%), Nordeste (12,4%), Sudeste (5,4%), Sul (11,4%) e Centro-Oeste (11,8%) também tiveram alta na quantidade de cheques devolvidos por falta de pagamento.

Todos os dados do levantamento da CheckOK têm como base os dados fornecidos pelo Banco Central e referem-se aos cheques sem fundos devolvidos pela primeira e segunda vezes, além das devoluções pelas alíneas 13 (conta encerrada), 14 (prática espúria) e 21 (contra-ordem ou sustação de pagamento).



Alta da inadimplência, um caso atípico - Segundo o analista financeiro da ABM Consulting, Gustavo Pedreira, o aumento da inadimplência em setembro não é muito preocupante até o final do ano, pois é um caso atípico. “Os principais motivos são: o retorno dos cheques pré-datados no período do Dia dos Namorados e Dia dos Pais; pequeno aumento na taxa de juros; crescimento do crédito total nacional. Além disso, com a recuperação econômica, os consumidores gastam mais”.

De acordo com Pedreira, a tendência para o final de ano ainda é de queda. “A queda do desemprego (taxa de 10,9% em setembro) e o aumento da renda (3,2% de set/04 em relação set/03), contribuem para isso”.



COMÉRCIO PODE SE PREVENIR CONTRA GOLPES.

ABAIXO, ALGUMAS DICAS DOS ESPECIALISTAS DA CHECKOK:

– Não aceitar cheques de terceiros, que podem ser fruto de fraude, furto ou roubo.

– Solicitar a carteira de identidade do emitente e/ou cartão do banco. Não aceite a desculpa de esquecimento.

– Solicitar a assinatura do emitente na frente e no verso do cheque

– Solicitar telefone fixo (residencial, comercial ou de recado) para confirmar logo em seguida. Não aceite referência de celular, telefone comunitário ou pager.

– Na consulta, compare o número do cheque impresso com o que aparece registrado em caracteres magnéticos listrados na parte inferior da folha (2º bloco de algarismos da esquerda para direita). Esta simples medida pode evitar o recebimento de cheque fraudado.

– Usar o carimbo numa das extremidades (nunca no meio) do cheque, de modo a evitar sobreposição dos carimbos do banco e dificultar a leitura dos dados anotados.

– Tomadas essas providências, telefone em seguida para o número fornecido e confirme se o emitente reside, trabalha ou se é conhecido no endereço em questão. Anote o nome da pessoa com que falou.

– Faça consulta no sistema de informações de crédito para conhecer o comportamento comercial do comprador em relação ã emissão de cheques. A ausência de restrições é uma segurança.

– Observe se o emitente anota o valor e a data do cheque no canhoto do talão. Caso ele não faça isso, é aconselhável redobrar os cuidados e confirmar o máximo de dados possíveis sobre o emitente.



INADIMPLÊNCIA EM CADA ESTADO E REGIÃO GEOGRÁFICA

(Comparação do total de cheques devolvidos por falta de fundos, em cada mil compensados, entre os meses de setembro/2004 e setembro/2003)



NORTE 13,8%

Roraima -6,7%

Amapá 20,1%

Amazonas 54,8%

Rondônia 27,5%

Pará 22,9%

Acre 26,4%

Tocantins 17,4%l



NORDESTE 16,2%

Paraíba 33%

Sergipe 5,6%

Piauí 21,7%

Maranhão 16%

Ceará 12,8%

Alagoas -23,1%

Bahia 19,4%

Pernambuco 14,3%

Rio Grande do Norte 23,9%



SUDESTE 2,4%

Rio de Janeiro 2,4%

Minas Gerais 1,5%

Espírito Santo 4,4%

São Paulo 2,5%



CENTRO-OESTE 11,4%

DF 12,4%

Mato Grosso do Sul -13,7%

Goiás 11,4%

Mato Grosso 48,3%



SUL 7,1%

Paraná 6,3%

Santa Catarina 2,8%

Rio Grande do Sul 10,6%

Fonte: CheckOK Verificação Eletrônica de Crédito.



Parceria CheckOK e ABM Consulting

Desde março de 2003, a CheckOK divulga mensalmente o levantamento dos números da inadimplência no País, acompanhados de comentários, análises e tendências realizados com exclusividade pela ABM Consulting, uma das maiores consultorias financeiras do País. O objetivo da CheckOK, uma das maiores empresas nacionais de verificação eletrônica de crédito (serviços de consultas de cheques e de cadastro, entre outros), pertencente ao Grupo ATN Network, é oferecer ao mercado e aos seus 25 mil clientes em todo o País informação e análise, rápidas, objetivas e atualizadas, das causas, conseqüências e tendências da inadimplência no mercado brasileiro, contribuindo para a definição da estratégia das empresas na concessão de crédito.

A ABM Consulting é uma consultoria financeira especializada em risco de crédito. A empresa é parte integrante da ABM Group e é uma das maiores prestadoras de serviço do Brasil na área de estratégia, finanças, riscos financeiros, marketing e controladoria.



Sobre a ATN Network (controladora da CheckOK)

A ATN Network é uma empresa especializada em soluções de meios de pagamento, que fornece acesso a diversos provedores de bancos de dados de informações de crédito, comportamento comercial e análise de crédito de pessoas físicas e jurídicas.

Seu principal produto, CheckOK - Verificação Eletrônica de Crédito, oferece sete opções de serviços, informando sobre ocorrências com cheques de pessoa Física ou Jurídica, a data de nascimento, confirmação de endereço (pelo telefone informado), grafia ou razão social existente do emitente e se o cheque está sustado (devido a extravio ou roubo), cancelado ou se o seu emitente possui registros de cheques sem fundos, além das consultas cadastrais informando as pendências financeiras e restrições cartoriais.

Além dos equipamentos tradicionais (terminal de consulta, impressora e processadora de cheques e acesso pela URA), a ATN coloca também à disposição software para microcomputadores e o site www.checkok.net, possibilitando ao lojista várias formas de acesso.

A ATN Network possui atualmente 25 mil clientes em todo o país e realiza mais de 2,5 milhões de transações mensais.

SIGA-NOS NO Google News