Cassilândia, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

04/07/2015 10:00

Caldos: boa pedida para os dias frios

Portal Segs

Todo ano é o mesmo cenário: o frio chega ao DF ao mesmo tempo em que as fogueiras começam a ser acesas. As baixas temperaturas são amenizadas com muita dança caipira, alegria e, claro, as famosas comidas de festas juninas. As bebidas, os petiscos e principalmente os caldos quentes servidos nas comemorações ajudam a esquentar. A época pode ser propícia para exageros gastronômicos, e nada melhor que ter a ajuda de um profissional para saciar melhor a gula.

Henrique Salsano, coordenador adjunto do curso de Gastronomia do UniCEUB, revela algumas de suas receitas especiais para os festejos de meio de ano. A já tradicional receita de ‘caldo verde’, segundo ele, tem tradição da província portuguesa de Minho, dos camponeses daquela região. Salsano diz que o caldo é recomendado para esta época porque é preparado com ingredientes ‘pesados’ - batata, chouriço e couve -, que ajudam a manter a temperatura do corpo elevada.

“O tempo médio e custo para essa receita são bem baixos. Para o tempo são cerca de 45 minutos, e a receita serve, em média, seis pessoas”, diz o professor.

O professor também recomenda para a estação a ‘Sopa de Pedras’. Apesar de pouco conhecido no Brasil, o prato é feito com ingredientes tipicamente nacionais: batatas, feijão roxo, toucinho, chouriço, cebola, alho e louro.

“Reza a lenda que a receita surgiu com um frade andarilho que que pediu licença a uma família para fazer uma sopa a partir de uma pedra que carregava no bolso. Pediu aos anfitriões chouriço, legumes e serviu o prato, retirando sorrateiramente a pedra da refeição. A receita tornou-se uma das mais populares em Portugal, sobretudo nos dias frios”, conta Henrique Salsano.

Receita de caldo verde

Ingredientes: seis batatas inglesas, um maço de couve, 100 gramas de chouriço, 50 ml de azeite, sal, pimenta do reino e caldos de vegetais a gosto.

Modo de preparo: as batatas devem ser cozidas com água e sal inicialmente fria até que vire um purê. O purê e a couve fatiada são então adicionados aos caldos de vegetais e fervidos. Depois de colocada a couve, a panela deve ser tampada e assim permanecer por 10 minutos, chegando ao momento em que o chouriço é cortado em finas tiras, temperado e adicionado à panela. O caldo pode ser servido acompanhado de torradas.

Receita da Sopa de Pedra

A receita serve seis pessoas. Ingredientes e modo de preparo: 300 gramas de feijão roxo – deixar de molho por 24 horas; 150 gramas de toucinho, 100 gramas de chouriço, uma cebola, uma cabeça de alho e uma folha de louro. A panela deve ser preenchida com água até que todos os ingredientes estejam submersos e inicia-se o cozimento com fogo baixo. Com batatas inglesas faz-se um purê, que é adicionado à panela depois do cozimento e fervido por, pelo menos, uma hora. Depois, devem ser adicionados 100 gramas de coentro, pimenta-do-reino em grãos (a gosto) e um ramo de salsão. O ponto da receita é indicado pela maciez do feijão. O tempo médio para a preparação é de duas horas.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)