Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Caixa prepara linha de crédito especial para cooperativa

Cristiane Ribeiro/ABr - 05 de abril de 2004 - 10:53

As cooperativas populares vão ter uma linha de crédito específico na Caixa Econômica Federal. O modelo está sendo elaborado com a ajuda da Incubadora Tecnologica de Cooperativas Populares da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e hoje é tema do seminário nacional sobre crédito para cooperativas populares, geração de trabalho e renda, que será realizado no auditório da Caixa Econômica no centro da cidade.

O encontro reúne representantes do sistema financeiro, organizações não governamentais (ONGs), parlamentares e pesquisadores para avaliar experiências já existentes no país, no Chile e no Uruguai.

Segundo o coordenador da incubadora da UFRJ, Gonçalo Guimarães, embora as cooperativas populares reunam uma grande parcela do mercado de trabalho formal, principalmente nas áreas de serviços, produção e construção civil, as empresas não têm a acesso a financiamentos por que as exigências são incompativeis com a realidade das cooperativas. Guimarães citou o Proger (Programa de Geração de Trabalho e Renda), que foi criado pelo governo há cerca de oito anos para atender pequenas e médias empresas, além das cooperativas. De acordo com Gonçalo, no caso das cooperativas, a resposta não foi positiva por que as exigências eram as mesmas cobradas das grandes empresas.

SIGA-NOS NO Google News