Cassilândia, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

22/12/2011 05:39

Caixa cancela convênio para construção de estádio de futebol em Parintins

Stênio Ribeiro, Agência Brasil

Brasília – A Caixa Econômica Federal (CEF) divulgou comunicado nesta quarta-feira (21) no qual informa o cancelamento de convênio celebrado pelo Ministério das Cidades para construção de um estádio de futebol, com capacidade para 10 mil pessoas, na cidade amazonense de Parintins, a 370 quilômetros (km) de Manaus.

A justificativa apresentada para o convênio era dotar o município de condições para se tornar subsede da Copa do Mundo de 2014, com vistas a abrigar possível comitiva de seleção que dispute partidas do torneio em Manaus. Seria o que no jargão futebolístico chamam de team base camp (campo base de equipe).

O Ministério Público Federal (MPF) no Amazonas recomendou, porém, o cancelamento do convênio. Alegou que a possibilidade de Parintins vir a ser campo base de equipe é remota e não justificaria a aplicação de recursos públicos no estádio pretendido, uma vez que não existem clubes de futebol profissional no município, nem demanda de público pagante no estádio, o que resultaria em futura subutilização de obra pública com alto custo de manutenção.

O MPF salientou ainda que “sem destinação útil para a estrutura, o município teria sensível perda patrimonial, malbaratamento e dilapidação do patrimônio público, constituindo, em tese, ato de improbidade administrativa que causa dano ao erário”, conforme o Artigo 10 da Lei nº 8.429/92.

Caso semelhante aconteceu também em Roraima, no final do ano passado, quando o MPF naquele estado recomendou suspensão de repasses para construção de estádio de futebol em Boa Vista, conveniado então com o Ministério do Esporte. E a razão alegada à época também foi a “ausência de viabilidade econômica e financeira”.

No caso específico do projeto de Parintins, o Comitê Organizador Brasileiro da Copa do Mundo de 2014 informou que não existe ainda qualquer predefinição sobre campos base de equipe. Existe, porém, orientação da Fifa de que um dos requisitos para definição dos locais seja distância máxima de 20 minutos de ônibus dos estádios sedes e proximidade de um aeroporto.

Edição: Fernando Fraga

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 18 de Dezembro de 2017
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)