Cassilândia, Quarta-feira, 18 de Janeiro de 2017

Últimas Notícias

31/05/2004 12:36

Caiu o consumo de cigarro nos últimos anos

Agência Brasil

Conforme dados coletados em 16 capitais brasileiras entre 2002 e 2003 para o Inquérito Nacional sobre Tabagismo, trabalho do Instituto Nacional do Câncer (Inca) e Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, o hábito de fumar está em queda.

Em 1989, o Rio de Janeiro apresentava índice de 30% de fumantes (dado da Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição, realizada pelo IBGE). Em 2002, a taxa caiu para 17%. Nesse mesmo período, Recife passou de 28% para 18% e o Distrito Federal, de 26% para 17%. O inquérito aponta que o consumo de tabaco concentra-se nas capitais de regiões mais industrializadas e atinge, principalmente, a população de menor escolaridade e renda.

Segundo o Ministério da Saúde, a maior prevalência de uso regular de cigarros foi encontrada em Porto Alegre (25,2%), seguida de Curitiba (21,5%), Belo Horizonte (20,4%) e São Paulo (19,9%). As menores prevalências são observadas em Aracaju (12,9%), Campo Grande (14,5%) e Natal (14,7%). De uma forma geral, as cidades mais urbanizadas apresentam maiores prevalências.

Sexo

O inquérito aponta que a prevalência de tabagismo continua maior entre os homens, mas é entre as mulheres que têm aumentado as taxas de mortalidade por câncer de pulmão. Os pesquisadores acreditam que esse fato está associado à introdução tardia do hábito de fumar entre a população feminina. Nos últimos 20 anos, tem crescido o número de fumantes do sexo feminino. Entre os homens, este índice apresenta tendência estável a partir da metade da década de 90.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 18 de Janeiro de 2017
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Terça, 17 de Janeiro de 2017
23:53
Loteria
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)