Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Cai para 22 o número de casos suspeitos de gripe suína

Wellton Máximo , Agência Brasil - 17 de maio de 2009 - 15:34

Brasília - O número de casos suspeitos de gripe suína no Brasil caiu de 25 para 22. Segundo o último levantamento do Ministério da Saúde, foram descartadas duas suspeitas de infecção no Rio de Janeiro e uma na Bahia.

Agora, de acordo com o ministério, existem casos suspeitos em Minas Gerais (sete), São Paulo (seis), Distrito Federal (dois), Alagoas, Amapá, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro e Rondônia (um caso cada).

Existem ainda 18 casos em monitoramento em sete estados: São Paulo (seis), Rio Grande do Norte (cinco), Minas Gerais e Santa Catarina (dois casos cada), além de Bahia e Mato Grosso (um caso cada).

O número de casos monitorados permanece inalterado. Apesar da inclusão, nas últimas 24 horas, de dois pacientes no Rio Grande do Norte e o paciente na Bahia, o total foi compensado pelo descarte de três casos: dois em Santa Catarina e um no Rio de Janeiro.

Segundo o Ministério da Saúde, são considerados casos em monitoramento as pessoas procedentes de países afetados pela doença, com febre e tosse, além de viajantes internacionais, nos últimos dez dias, de países não atingidos pela gripe suína, mas com algum sintoma.

Nos casos suspeitos, os pacientes apresentam febre acima de 38 graus e tosse, podendo estar acompanhado de dores de cabeça e musculares. Eles, no entanto, precisam ter apresentado os sintomas até dez dias depois de sair de países com casos confirmados. Essa classificação também abrange as pessoas que tiveram contato, nos últimos dez dias, com algum paciente suspeito.

Até o momento, foram confirmados oito casos da gripe suína no Brasil. O estado com o maior número de infectados é o Rio de Janeiro (três), seguido de São Paulo (dois), Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Santa Catarina (um caso cada). Em todo o mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), há 8.480 registros em 39 países.

SIGA-NOS NO Google News