Cassilândia, Terça-feira, 23 de Outubro de 2018

Últimas Notícias

16/08/2007 08:29

Cai no STF lei que criou 145 cargos comissionados no TCE

O plenário do STF (Supremo Tribunal Federal) declarou nesta terça-feira a inconstitucionalidade da lei 1939, aprovada em 1998 pela Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul, criando 145 cargos comissionados no TCE (Tribunal de Contas do Estado) e no Ministério Público Especial do Tribunal de Contas. A ação corria desde abril do ano passado. A ação foi movida pela Conselho Federal da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), à pedido da secção regional.

Ao questionar a lei, a Ordem argumentou que a Constituição Federal, no inciso V do artigo 37, estabelece que os cargos comissionados devem se destinar somente às funções de direção, chefia e assessoramento, mas a lei estadual criou vagas de assistentes técnicos, secretários, supervisores de segurança, agente de cartório e motorista.

Por unanimidade, os ministros seguiram o voto do relator, ministro Gilmar Mendes, pela procedência da ação. O magistrado afirma em seu voto que os cargos em comissão criados pela lei tratam-se, na verdade, de cargos técnicos para diversas áreas e, portando, não preenchem o caráter de direção, chefia ou assessoramento – conhecidos como DAS.

O julgamento de ontem foi uma resposta a um recurso que havia sido interposto, em junho, pela Confederação dos Servidores Públicos do Brasil. A matéria chegou a ter julgamento marcado para aquele mês, mas foi adiado e acabou sendo concluído ontem.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 23 de Outubro de 2018
10:00
Receita do dia
09:00
Santo do Dia
Segunda, 22 de Outubro de 2018
11:00
Mundo Fitness
10:00
Receita do dia
09:00
Santo do Dia
Domingo, 21 de Outubro de 2018
11:00
Mundo Fitness
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)