Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Cai avaliação do governo Dilma Rousseff, informa pesquisa CNI-Ibope

Conforme o segundo levantamento do ano, a desaprovação das políticas e ações de combate à inflação aumentou dez pontos percentuais, de 47%, em março, para 57% neste mês

CNI - 19 de junho de 2013 - 14:02

A avaliação do governo Dilma Rousseff caiu para 55% , informa a segunda pesquisa CNI-Ibope do ano, apresentada nesta quarta-feira, 19 de junho, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Na pesquisa anterior, divulgada em março, o percentual da população que considerava o governo Dilma como ótimo ou bom foi de 63%. O percentual que vê o governo ruim ou péssimo subiu de 7%, em março, para 13%, o maior desde o início do governo.

O gerente-executivo de Pesquisa e Competitividade da CNI, Renato da Fonseca, atribuiu a queda na avaliação à alta dos preços. A causa está visível, segundo ele, na aprovação das nove áreas de atuação do governo feita pela pesquisa CNI-Ibope. A desaprovação das políticas e ações de combate à inflação, uma das nove áreas avaliadas, subiu dez pontos percentuais, de 47%, em março, para 57%. "O lado econômico influencia significativamente a percepção do governo. Apesar do mercado de trabalho continuar aquecido e das medidas de desoneração da cesta básica e de redução da conta de luz, a população sente a inflação no dia a dia", explicou Fonseca.

REGIÕES E RENDA - A pesquisa informa que o recuo de oito pontos percentuais entre os que consideram o governo ótimo ou bom foi maior no Sudeste - menos 11 pontos percentuais - e entre a população de renda familiar mais elevada (acima de 10 salários-mínimos), faixa em que a queda foi de 21 pontos percentuais.

Caíram também a aprovação do modo de governar da presidente Dilma Rousseff - de 79%, em março, para 71% - e a expectativa sobre o restante do governo, de 65% de ótimo ou bom para 55%. Fonseca pontuou que na aprovação do modo de governar não houve mudanças na região Nordeste e na população com renda até um salário mínimo, com recuo de um ponto percentual em ambas, dentro da margem de erro da pesquisa, de dois pontos percentuais.

O gerente-executivo de Pesquisa e Competitividade da CNI informou que a pesquisa CNI-Ibope, por ter sido realizada entre os dias 8 e 11 deste mês, não alcançou os movimentos de protestos em várias cidades, o que foi positivo do ponto de vista estatístico, pois não "contaminou" as razões da queda de popularidade do governo. A pesquisa CNI-Ibope de Avaliação do Governo foi realizada pelo Ibope Inteligência com 2.002 entrevistas em 143 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

SIGA-NOS NO Google News