Cassilândia, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

04/10/2005 15:33

Cai a proporção de analfabetos entre os trabalhadores

Keite Camacho / ABr

A taxa de analfabetismo caiu de 1,7% em 2001 para 1% em 2003. Além disso, a proporção de empregados com ensino fundamental incompleto recuou de 29,7% para 26%. Os dados são da pesquisa Perfil do Trabalhador Formal Brasileiro, elaborada pelo Serviço Social da Indústria (Sesi), divulgada hoje (4).

De acordo com Alexandre Furlan, diretor da Confederação Nacional da Indústria (CNI), entre os países do Mercosul, o Brasil é o que apresenta o menor nível de escolaridade. Furlan fez a comparação a pedido da imprensa, durante a apresentação da pesquisa. Mas a pesquisa não avaliou outros países além do Brasil.

"O trabalhador brasileiro tem notadamente o nível de escolaridade pior. Nos últimos anos, houve um ingresso mais substancial de crianças na escola, mas não se consegue fazer com que ela permaneça e atinja o nível de escolaridade médio dos demais países do Mercosul, que é de 9 anos", afirmou.

Mariana Raposo, diretora de operações do Sesi Nacional, também fez comparações com outros países a pedido da imprensa. A escolaridade média da população com mais de 15 anos, disse ela, não chega a seis anos. "Na América Latina vamos ter países com 12 anos e a média vai estar entre 10 e 12 anos. O Brasil é a mais baixa escolaridade da América Latina", afirmou.

No Brasil, os dados da pesquisa apontam que 42,4% dos trabalhadores estão no ensino fundamental, 38,1% no ensino médio e 18,5% no ensino superior. Esta é a segunda edição da pesquisa Perfil do Trabalhador e tem por base os dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) de 2003, do Ministério do Trabalho e Emprego.

Entre os setores pesquisados estão: o extrativo mineral, a indústria de transformação, os serviços industriais de utilidade pública, a construção civil, o comércio, serviços, administração pública, agropecuária, extrativa vegetal, caça e pesca.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 18 de Dezembro de 2017
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)