Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Cafu, um recordista com a camisa do Brasil

CBF News - 25 de julho de 2005 - 10:32

O capitão Cafu não pára de superar marcas com a camisa do Brasil. Jogador que mais entrou em campo, com sua 139ª partida completada no dia 8 de junho contra a Argentina, Cafu é ainda o jogador com mais tempo a serviço da Seleção Brasileira. Depois de participar de um amistoso pela Sub-20, em maio de 1990, Cafu foi convocado pela primeira vez por Paulo Roberto Falcão e estreou no dia 12 de setembro de 1990 pela Seleção principal, escalado no meio-campo, em amistoso vencido pela Espanha por 3 a 0, em Gijón.

Com uma trajetória de 15 anos a serem completados em setembro, Cafu supera, dessa forma, o Rei Pelé, que estreou no dia 17 de julho de 1957 e fez seu último jogo no dia 18 de julho de 1971 - portanto, jogando durante 14 anos pela Seleção Brasileira.

Cafu caminha igualmente para quebrar outros recordes. O lateral é o segundo na lista daqueles que mais atuaram em jogos de Copa do Mundo - 17 partidas, uma a menos do que os recordistas Dunga e Taffarel.
Se disputar dois jogos do Mundial de 2006, vai liderar também a marca em jogos de Copa.

Cafu é ainda o único jogador que participou de três finais consecutivas de Copa do Mundo: em 1994 (tetracampeão), 1998 (vice-campeão) e 2002 (pentacampeão). Aos 35 anos, Cafu vê orgulhoso sua carreira chegar ao auge, como capitão da Seleção mais poderosa do mundo.

- Quando eu estreei na Seleção, em 1990, muita gente estranhou a minha convocação. Ser chamado, na época, já foi motivo de realização, pois muito bom jogador jamais conseguiu chegar lá. Agora, se manter durante todo esse tempo no grupo, ser titular há 10 anos e agora capitão, aí já é para sentir mesmo muito orgulho.

Mesmo tendo chegado ao auge, como fica provado, Cafu tem ainda mais um objetivo a cumprir: quer disputar a sua quarta Copa do Mundo no ano que vem, na Alemanha, o que poderá levá-lo a quebrar outro recorde. Se jogar com a braçadeira, e o Brasil conquistar o hexa, será o único capitão a levantar a taça duas vezes consecutivas.

O primeiro jogo de Cafu na Seleção Brasileira

O Brasil foi derrotado em amistoso pela Espanha por 3 a 0, no Estádio El Molinon, em Gijón, com a seguinte escalação: Veloso, Gil Baiano, Paulão, Márcio Santos e Nelsinho; Cafu (Paulo Egídio), Donizete, Moacir e Neto; Charles (Jorginho) e Nílson. O técnico foi Paulo Roberto Falcão, que substituiu Sebastião Lazaroni depois da Copa do Mundo da Itália.

SIGA-NOS NO Google News