Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Café tem maior valor em dez anos, diz Cepea

20 de fevereiro de 2008 - 14:25

Relatório divulgado nesta quarta-feira (dia 20) pelo Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada) mostra que o café no mercado interno brasileiro atingiu o maior valor desde abril de 1998, na esteira dos ganhos registrados nos futuros de Nova York, e isso está estimulando as exportações do país, o maior produtor e exportador mundial.

O relatório do Cepea revela que a alta nos preços internacionais de café esteve atrelada à expectativa de que neste ano a oferta mundial do grão será apertada, com parte da demanda devendo ser atendida por estoques.O Indicador Cepea/Esalq do arábica tipo 6 bebida dura para melhor alcançou 167,41 dólares por saca de 60 quilos na terça-feira (posto na cidade de São Paulo), maior nível em quase dez anos.

Os preços futuros, que têm sido sustentados também por pesadas compras de fundos e especuladores nos últimos dias, caem nesta quarta-feira em um movimento de realização de lucro, num dia em que o dólar está forte frente a outras moedas, disseram traders, situação que normalmente estimula vendas nos futuros.

O Cepea ainda prevê, no entanto, um mercado firme até pelo menos até o início da colheita da safra brasileira (2008/09), em abril. Com os preços altos, os descontos sobre os futuros de Nova York estão favoráveis aos compradores.


Jorge Franco com informações da assessoria

SIGA-NOS NO Google News