Cassilândia, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

12/05/2004 16:36

Cães também precisam de tratamento odontológico

Agência Notisa

O tratamento bucal dos cães é muito importante, à medida que pode interferir na sua qualidade de vida. A doença periodontal crônica em cães, provocada principalmente pela placa bacteriana, pode ocasionar perturbações sistêmicas, dentre elas a bronquite crônica, a endocardite e a hepatite. Por isso, pesquisadores da Universidade Federal de Uberlândia e da Universidade Federal de Goiás resolveram comparar a eficiência da remoção da placa bacteriana dental com a escova dental e com a dedeira.

De acordo com artigo publicado em janeiro/fevereiro de 2004 na revista Ciência Rural, “a prevenção da placa bacteriana surge como um aspecto essencial para diminuir a doença periodontal e manter os dentes dos animais durante toda a sua vida. Para a manutenção da gengiva saudável em cães, a escovação pode ser realizada três vezes por semana, entretanto, na presença de gengivite, deverá ser efetuada diariamente”.

No estudo, foram analisados 60 cães, todos portadores de placa bacteriana. Os animais foram divididos em dois grupos de 30 e cada grupo recebeu um tipo de tratamento bucal. No primeiro, foi utilizada a escova dental infantil e, no segundo, a dedeira de borracha. De acordo com os pesquisadores, “não foi utilizado nenhum tipo de sedativo ou tranqüilizante para os animais. Quando necessário algum tipo de contenção, um dos membros da equipe a realizava”.

Através dos resultados, a equipe observou que a escova dental foi capaz de remover a placa bacteriana em 96,95% e que a dedeira removeu 81,40% da placa. Os pesquisadores explicam que o sucesso da escovação está relacionado ao condicionamento que o proprietário deve ter com o seu cão desde filhote. Eles ressaltam também que a escova ideal para cães deve ter cerdas macias e se adaptar ao formato e tamanho da boca do animal.

No entanto, os pesquisadores explicam que tanto a escova dental quanto a dedeira são eficientes na remoção da placa bacteriana em cães, não ocorrendo diferença significativa entre os dois métodos: “a escolha do instrumento manual, utilizado na remoção da placa bacteriana em cães, deve considerar a facilidade individual do proprietário em relação ao manuseio destes instrumentos”.


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)