Cassilândia, Domingo, 04 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

19/02/2005 10:04

Cães de fumantes sofrem impactos do cigarro

24 Horas News

Um estudo realizado por um veterinário brasileiro mostra que animais domésticos são vítimas do hábito de fumar de seus donos. Segundo a Agência Fapesp, o médico veterinário Marcello Roza examinou durante dois anos 30 cães da raça yorkshire para examinar a existência do impacto do cigarro em pesquisa apresentada na Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília (UnB).
Metade dos cães pertencia a pessoas que tinha por hábito fumar pelo menos 20 cigarros por dia. Inicialmente, os animais - 18 machos e 12 fêmeas - passaram por um exame de dosagem da enzima cotinina, um teste feito com a urina para comprovar ou descartar a exposição dos cães à nicotina e ao alcatrão, substâncias tóxicas presentes na fumaça do cigarro. "Isso foi feito para mostrar que tais substâncias estavam presentes no organismo dos animais, uma vez que existia a possibilidade de o cão viver em uma casa de fumantes, mas não ingerir a fumaça", explicou Roza à Agência FAPESP.

Em seguida, após uma anestesia geral, os animais foram submetidos a um lavado broncoalveolar, exame em que foi colocado soro fisiológico no pulmão para a retirada de células do órgão. O exame permitiu checar a existência de impactos danosos no organismo dos animais.

"A primeira alteração foi o aumento de duas células de defesa, os linfócitos e os macrófagos, além de detectarmos a presença de antracose", disse. A antracose é uma alteração perigosa, precursora de outros problemas pulmonares. Oito animais apresentaram antracose entre os que viviam com fumantes, enquanto não houve alteração pulmonar nos 15 cães que serviram como controle.

A pesquisa concluiu que, apesar de ainda não terem desenvolvido doenças clínicas sérias, a grande maioria dos cães apresentava problemas de saúde que poderiam gerar graves complicações no futuro, como, por exemplo, o desenvolvimento de câncer de pulmão.


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 04 de Dezembro de 2016
09:00
Maternidade
Sábado, 03 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)