Cassilândia, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

18/08/2010 18:59

Cade aprova fusão entre Itaú e Unibanco sem restrições

Wellton Máximo, Agência Brasil

Brasília - Um ano e nove meses depois da fusão entre os bancos Itaú e Unibanco, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou hoje (18) o negócio. Por unanimidade, os seis conselheiros e o presidente do órgão deram aval à união dos bancos, sem restrições.

O relator do caso, conselheiro Fernando Furlan, recomendou a aprovação da fusão com base nos pareceres da Secretaria de Acompanhamento Econômico (Seae) do Ministério da Fazenda, da Secretaria de Direito Econômico (SDE) do Ministério da Justiça e do Banco Central. No entendimento do órgão, a fusão não representa ameaça à livre concorrência no setor.

A fusão estava sob a análise do Cade havia oito meses, depois de passar pela Seae, pela SDE e pelo Banco Central. O relator constatou que, em alguns mercados, a unificação das operações trouxe concentração superior a 20%. Ele, no entanto, alegou ser pouco provável o exercício de abusos de mercado por parte das duas instituições.

Segundo Furlan, a competição entre os bancos brasileiros é grande. Além disso, a atuação dos bancos públicos ajudará a manter a concorrência apesar da fusão.

Anunciada em novembro de 2008, a fusão entre o Itaú e o Unibanco criou, na época, a maior instituição privada do país, com ativos de R$ 651 bilhões e 57 milhões de clientes até o fim do primeiro semestre de 2009. Em agosto de 2009, o Banco do Brasil recuperou a liderança entre os bancos brasileiros, depois de comprar o Banco Votorantim e a Nossa Caixa, banco do governo estadual de São Paulo.

Um dos efeitos da fusão é o compartilhamento da rede de caixas eletrônicos e as tarifas de serviços prioritários, que foram unificadas pelo menor valor, segundo informações dos dois bancos.



Edição: Antonio Arrais



Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
20:20
Loteria
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
03:14
Loteria
Terça, 06 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)