Cassilândia, Quinta-feira, 23 de Março de 2017

Últimas Notícias

18/08/2010 18:59

Cade aprova fusão entre Itaú e Unibanco sem restrições

Wellton Máximo, Agência Brasil

Brasília - Um ano e nove meses depois da fusão entre os bancos Itaú e Unibanco, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou hoje (18) o negócio. Por unanimidade, os seis conselheiros e o presidente do órgão deram aval à união dos bancos, sem restrições.

O relator do caso, conselheiro Fernando Furlan, recomendou a aprovação da fusão com base nos pareceres da Secretaria de Acompanhamento Econômico (Seae) do Ministério da Fazenda, da Secretaria de Direito Econômico (SDE) do Ministério da Justiça e do Banco Central. No entendimento do órgão, a fusão não representa ameaça à livre concorrência no setor.

A fusão estava sob a análise do Cade havia oito meses, depois de passar pela Seae, pela SDE e pelo Banco Central. O relator constatou que, em alguns mercados, a unificação das operações trouxe concentração superior a 20%. Ele, no entanto, alegou ser pouco provável o exercício de abusos de mercado por parte das duas instituições.

Segundo Furlan, a competição entre os bancos brasileiros é grande. Além disso, a atuação dos bancos públicos ajudará a manter a concorrência apesar da fusão.

Anunciada em novembro de 2008, a fusão entre o Itaú e o Unibanco criou, na época, a maior instituição privada do país, com ativos de R$ 651 bilhões e 57 milhões de clientes até o fim do primeiro semestre de 2009. Em agosto de 2009, o Banco do Brasil recuperou a liderança entre os bancos brasileiros, depois de comprar o Banco Votorantim e a Nossa Caixa, banco do governo estadual de São Paulo.

Um dos efeitos da fusão é o compartilhamento da rede de caixas eletrônicos e as tarifas de serviços prioritários, que foram unificadas pelo menor valor, segundo informações dos dois bancos.



Edição: Antonio Arrais



Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 23 de Março de 2017
Quarta, 22 de Março de 2017
21:53
Cassilândia
20:41
Loteria
Terça, 21 de Março de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)