Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Cadastro de área de soja deve ser feito a partir de hoje

Marta Ferreira - Campo Grande News - 01 de setembro de 2007 - 08:52

A partir de hoje, 1º de setembro, o cadastramento da área cultivada com soja em Mato Grosso do Sul passa a ser obrigatório junto a Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), referente à safra 2007/2008. A medida é determinada pela legislação de prevenção, controle e erradicação da ferrugem asiática da soja no Estado.

O produtor rural deve fazer o cadastramento 30 dias antes do plantio, que estará liberado a partir de 1º de outubro, já que o vazio sanitário da soja, que começou em 1º de julho deve ser cumprido até o dia 30 de setembro. O cadastro deve incluir os focos de ferrugem asiática existentes nas plantações, o número da inscrição estadual dele e o CPF ou CNPJ.

Por quê ? - O vazio sanitário que a lei quer proteger é o período de ausência total de plantas vivas de soja, excluindo-se as áreas de pesquisa científica e de produção de semente genética, devidamente monitorada e controlada. A medida é uma proteção contra a ferrugem asiática, doença causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi Sydow, que provocou um prejuízo de R$ 2 bilhões de dólares à sojicultura brasileira na safra 2005/2006. Durante o período do vazio, todas as plantas de soja existentes na propriedade devem ser erradicadas, por meio de produtos químicos ou equipamentos.

A intenção é reduzir o impacto negativo causado pela doença. O produtor terá menos gastos com defensivos agrícolas e mais chance de total aproveitamento da safra. O cadastro deve ser feito no site da Iagro.

SIGA-NOS NO Google News