Cassilândia, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

01/09/2007 08:52

Cadastro de área de soja deve ser feito a partir de hoje

Marta Ferreira - Campo Grande News

A partir de hoje, 1º de setembro, o cadastramento da área cultivada com soja em Mato Grosso do Sul passa a ser obrigatório junto a Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), referente à safra 2007/2008. A medida é determinada pela legislação de prevenção, controle e erradicação da ferrugem asiática da soja no Estado.

O produtor rural deve fazer o cadastramento 30 dias antes do plantio, que estará liberado a partir de 1º de outubro, já que o vazio sanitário da soja, que começou em 1º de julho deve ser cumprido até o dia 30 de setembro. O cadastro deve incluir os focos de ferrugem asiática existentes nas plantações, o número da inscrição estadual dele e o CPF ou CNPJ.

Por quê ? - O vazio sanitário que a lei quer proteger é o período de ausência total de plantas vivas de soja, excluindo-se as áreas de pesquisa científica e de produção de semente genética, devidamente monitorada e controlada. A medida é uma proteção contra a ferrugem asiática, doença causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi Sydow, que provocou um prejuízo de R$ 2 bilhões de dólares à sojicultura brasileira na safra 2005/2006. Durante o período do vazio, todas as plantas de soja existentes na propriedade devem ser erradicadas, por meio de produtos químicos ou equipamentos.

A intenção é reduzir o impacto negativo causado pela doença. O produtor terá menos gastos com defensivos agrícolas e mais chance de total aproveitamento da safra. O cadastro deve ser feito no site da Iagro.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)