Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Caça-níqueis: Operação prende policiais suspeitos

Elaine Patricia Cruz , Agência Brasil - 31 de março de 2009 - 16:07

São Paulo - Vinte e seis pessoas foram presas hoje (31), no interior de São Paulo, numa operação conjunta entre a Polícia Federal, o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e o Ministério Público, que investiga pessoas envolvidas na fabricação e exploração de máquinas caça-níqueis. Segundo o Ministério Público de São Paulo, as prisões ocorreram nas cidades de Jaú, Bauru e Rio Claro e ainda há mandados de prisão para cumprir.

As investigações, que tiveram início há cerca de um ano, apontaram a participação de três delegados de polícia, um agente policial, um policial militar e seis investigadores de polícia no esquema de exploração ilegal de caça-níqueis, que eram montados com componentes contrabandeados.

Segundo a Procuradoria da República de São Paulo, a organização criminosa estaria atuando desde 2006, dividida em vários grupos. O grupo de Jaú, por exemplo, era o responsável por entregar e explorar as máquinas, enquanto o de Rio Claro fazia a importação das máquinas com as peças contrabandeadas.

“Os agentes públicos acusados omitiam-se em seus atos de ofício de combater a prática dos ilícitos e, assim, aliaram-se à quadrilha, recebendo, em contrapartida, vantagens indevidas. Além disso, nas poucas operações de combate realizadas, não atuavam ou apreendiam as máquinas caça-níqueis de seus comparsas, assim como avisavam-nos, previamente, dos locais das buscas, quebrando sigilo funcional e frustando o trabalho policial”, explica nota conjunta assinada pelo Ministério Público Federal e pelo Ministério Público estadual.


SIGA-NOS NO Google News