Cassilândia, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

23/09/2007 20:40

Caarapó: Índios guarani querem fortalecer a união

Sabrina Craide /ABr

Caarapó (MS) - Um documento com as principais preocupações e reivindicações dos Guarani foi o principal resultado do lançamento da campanha "Povo Guarani, Grande Povo", que aconteceu de sexta-feira até hoje (23) na aldeia Tey Kue, em Caarapó (MS). Os índios também assinaram um termo de compromisso em defesa da vida, da terra e do futuro da etnia. Cerca de 400 pessoas estiveram presentes nos três dias do encontro.

No documento resultante do encontro, que será entregue ao governo federal, os Guarani de diversas partes do Brasil e da América do Sul pedem respeito e valorização de seu povo, a criação de mecanismos para garantir a participação da comunidade em projetos e decisões do Estado, a fiscalização de irregularidades do trabalho indígena em usinas de álcool e açúcar e a garantia do direito à educação. Os índios também exigem que se faça justiça nos casos de assassinato de lideranças indígenas.

Durante três dias, os Guarani debateram formas de fortalecer a sua união e, assim, ter mais autonomia para debater os seus problemas, como a falta de terra. Para mostrar a importância de trabalhar em conjunto, eles usaram o exemplo de uma bicicleta, que foi desmontada e montada novamente.

Segundo Otoniel Ricardo, um dos líderes guarani de Tey Kue, o objetivo foi sensibilizar as lideranças para a importância do trabalho em conjunto. "Se não juntarmos todas as peças, não conseguimos andar, a bicicleta não tem utilização. Mas, se está completa, todos andam em cima. É a mesma coisa com o nosso povo indígena", explica. Segundo ele, encontros como o deste fim de semana devem ser realizados em outros países.

A coordenadora pedagógica de Caarapó Renata Castelão lembra que, mesmo que cada povo tenha costumes diferentes, o objetivo é sempre o mesmo: "Por isso, devemos unir esforços para lutar. Cada um é uma peça principal para essa luta".

Para Leonardo Werá Tupã, guarani de Santa Catarina, o encontro foi produtivo porque ajudou a fortalecer o movimento da luta pelo direito às terras tradicionalmente indígenas. Segundo ele, a luta pela terra ocorre em todo o país. "A gente procura cada vez mais aprimorar as nossas organizações. Na verdade, sempre tivemos união, por isso sobrevivemos todo esse tempo. Agora, o que estamos fazendo é aprimorar as nossas estratégias", explica.
Outras etnias também participaram do encontro. O cacique da aldeia Cravari, de Mato Grosso, Manoel Kanunxi, da etnia Irantxe, disse que o problema da terra também ocorre com seu povo. "Também estamos querendo retomar as nossas terras tradicionais, de onde fomos expulsos pelos madeireiros, seringueiros, pelos posseiros. Estamos lutando pela mesma coisa que os Guarani", explica. Segundo o cacique, ele chegou a ser ameaçado de morte por reivindicar por seus direitos.


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 09 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)